10 ferramentas de marketing para a gestão comercial

O setor de marketing e o departamento comercial estão intimamente ligados. Em um cenário ideal, essas áreas se comunicam e trabalham juntas para conquistar mais clientes. Nesse contexto, algumas ferramentas de marketing são também poderosos instrumentos para a gestão comercial.

Atualmente, muito se fala em CRM, ERP e BI. Mas, afinal, o que significa cada um desses termos? Quais ferramentas de marketing trabalham com esses conceitos? Continue acompanhando para entender mais sobre o assunto!

O que é CRM?

A sigla CRM se refere à expressão Customer Relationship Management que, em português, significa gerenciamento do relacionamento com os clientes. Como o próprio nome diz, CRM é um conjunto de estratégias adotadas com o propósito de gerenciar, analisar e otimizar o relacionamento com o cliente.

A empresa que adota essa filosofia busca colocar o cliente no centro de todos os processos. Para isso, são armazenadas informações pessoais sobre os clientes e prospects e sobre os atendimentos realizados, históricos de compra e preferências, contratos firmados etc.

Com essas informações em mãos, as equipes de marketing e vendas são capazes de traçar estratégias personalizadas. Além disso, elas podem gerenciar melhor os leads e as oportunidades. Os chamados softwares CRM são aqueles que permitem que as empresas implementem essa estratégia.

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que busca armazenar e integrar as informações dos diversos setores do negócio. O objetivo é organizar melhor os processos e tornar as informações mais acessíveis.

Com um ERP, os diversos setores podem se comunicar com mais clareza e agilidade. Além disso, a disponibilização de todas as informações no mesmo lugar facilita os processos de tomada de decisão pelos gestores.

Um software ERP pode armazenar, por exemplo, todas as notas fiscais emitidas, os pagamentos recebidos, os gastos com pessoal, as informações sobre estoque, rentabilidade e assim por diante. Alguns dos ERPs mais conhecidos e utilizados no Brasil e no mundo são os softwares da SAP.

O que é BI?

O termo Business Intelligence (BI) diz respeito a um amplo grupo de ações e táticas para analisar e entender os dados disponíveis sobre a empresa, o mercado e a concorrência.

O profissional de BI trabalha para transformar a grande quantidade de dados disponíveis em informações úteis para pautar o desenvolvimento da empresa. O empreendimento que adota o BI busca ter uma visão do passado e do presente, tanto internamente quanto com relação ao mercado, além de enxergar oportunidades para o futuro.

As ferramentas de BI produzem, por exemplo, relatórios, tabelas e gráficos. Esses dados permitem o entendimento de questões como posicionamento da empresa em relação à concorrência, aceitação de um produto ou serviço pelo público, entre outras.

Quais ferramentas de marketing podem ser usadas na gestão comercial?

Como ficou claro, CRM, ERP e BI são importantes estratégias para organizar e otimizar um negócio. Conheça agora 10 ferramentas de marketing que têm tudo a ver com elas e com a gestão comercial!

1. Pipedrive

O Pipedrive é um CRM utilizado para acompanhamento e gestão do funil de vendas. Com ele, é possível organizar clientes, prever vendas e acompanhar todo o fluxo do processo. É gratuito e pode ser usado diretamente na internet ou no aplicativo para Android e iOS.

2. Salesforce

A Salesforce oferece softwares CRM e é uma das marcas mais conhecidas do mercado para esse ramo. Suas soluções são completas e poderosas, chegando a ser até complexas. O preço inicial é de US$ 25 por mês para cada usuário, limitado a um total de 5. Os preços crescem à medida que aumentam o número de usuários e as funções desejadas.

3. Agendor

O Agendor é um CRM genuinamente brasileiro e se define como uma plataforma de aprimoramento de vendas. Pode ser usado na internet ou pelo app e tem uma versão gratuita para até dois usuários. Se quiser uma versão Pro, o custo é de R$ 36/mês por usuário.

4. Hubspot

A empresa Hubspot é a principal referência mundial em inbound marketing. Sua plataforma de automação de marketing é também a principal ferramenta do mercado. Com ela, é possível automatizar o blog, gerenciar leads, realizar testes, medir resultados e muito mais. Os planos custam a partir de US$ 200/mês.

5. RD Station

A RD Station é outra plataforma de automação de marketing, criada pela Resultados Digitais. Com ela, é possível gerenciar contatos, redes sociais, otimizar e-mail marketing, planejar ações etc. Os preços para 2017 começam em R$ 329/mês.

6. ContaAzul

O ContaAzul é um sistema de gestão que se pretende simples e fácil de usar. É um sistema ERP que permite controlar informações financeiras, de estoque, produtos etc. É possível controlar as vendas utilizando um app. Os valores variam de acordo com o número de usuário e o tempo de contrato, partindo de R$ 39/mês para usuário autônomo.

7. Sankhya

O Sankhya é um ERP que promete aumentar a rentabilidade e melhorar os resultados do seu negócio. Ele oferece soluções para qualquer setor (varejo, serviços, indústria etc.) e utiliza também o CRM e o BI para ajudar na gestão estratégica e no planejamento.

8. Mailchimp

É uma das principais ferramentas de e-mail marketing do mercado. O Mailchimp possibilita a criação de uma estratégia de e-mails completa, com layouts personalizados e mensuração de resultados.

9. Cortex

O Cortex é uma ferramenta de BI que utiliza a coleta de dados para gerar informações relevantes para as equipes de marketing, vendas etc. Ele ajuda a criar relatórios e identificar os pontos fortes e fracos do negócio.

10. Gainsight

O Gainsight é uma grande referência do mercado em Customer Success, ou seja, ele busca melhorar o atendimento ao consumidor. Com essa ferramenta, é possível gerenciar os contatos feitos, os tickets abertos, as interações realizadas, e também identificar oportunidades de melhoria na relação com o público.

Para encerrar, ressaltamos que quando marketing e gestão comercial se unem, a empresa tem tudo para atrair, conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. Quando bem utilizadas, as ferramentas de marketing podem ser grandes aliadas do departamento comercial!

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