10 segredos de uma carreira de sucesso

Olhar para trás e poder apreciar a construção de uma carreira de sucesso, ao contrário do que muitos podem imaginar, não é privilégio de poucos profissionais. De fato, alguns têm mais facilidade. Mas você também pode elevar o seu patamar profissional ao nível que desejar — basta investir no desenvolvimento de competências importantes.

Não estamos dizendo que é uma meta fácil, mas, sim, que não é impossível. E para que você comprove isso por si só, listamos 10 segredos que vão te ajudar a dar aquele upgrade na sua vida profissional. Confira:

A verdadeira carreira de sucesso

Antes de contar os segredos, precisamos observar que não é raro se deparar com entrevistas de grandes profissionais do mercado que falam que ter uma carreira de sucesso depende simplesmente de fazer aquilo que se gosta. É ter paixão pelo seu trabalho e felicidade em se dedicar a ele, por mais que outras pessoas tentem desmotivá-lo por acreditarem que determinada profissão não dá futuro.

Esses profissionais são categóricos ao afirmar que o maior dos segredos é acreditar em seus sonhos, se dedicando, se esforçando e construindo seu próprio futuro em vez de ficar na espera de oportunidades ou de reconhecimento profissional.

As características mais importantes

É importante ponderar que cada profissão exige competências específicas para o sucesso profissional e que as características apresentadas aqui são comuns à maior parte das pessoas que usufruem de uma carreira de sucesso.

Cuidar da saúde

Essa é uma regra básica, pois é impossível se dedicar a uma carreira de sucesso se você não tiver saúde. Ou, ainda, não é interessante alcançar seu objetivo de sucesso, mas não poder aproveitá-lo tão bem por estar com a saúde esgotada.

Portanto, a regra é clara:

  • alimentação saudável;

  • prática regular de exercícios físicos;

  • e investimento em alguma atividade relaxante, como ioga ou pintura.

Ler muito

Boa parte de nosso aprendizado acontece a partir da leitura. Ler sobre tudo permite que você amplie a sua compreensão do mundo e dos processos. Isso abre a sua mente para informações que podem trazer bons insights, fazendo com que você se destaque profissionalmente.

Por isso, além dos sites e demais publicações especializadas, leia blogs diversos, livros biográficos e romances, por exemplo. Tudo isso, além de oferecer novas informações sobre o mundo, expande seu vocabulário.

Cultivar networking

Se você tem uma visão deturpada do QI, popularmente chamado de “quem indica”, trate de mudar sua percepção. A capacidade de criar e cultivar uma rede de contatos (networking) facilita o seu desenvolvimento profissional, seja por meio de novas oportunidades de negócios ou da troca de conhecimento que acontece naturalmente.

Estar antenado

O mundo está em constante evolução, e ultimamente as mudanças têm acontecido do dia para a noite. Por isso, é importantíssimo acessar sites especializados, assistir vídeos sobre sua área mas também ler o noticiário internacional.

Na impossibilidade de viver experiências profissionais em outros países, ficar atento ao modo como o seu mercado está se desenvolvendo lá fora te capacita a inovar localmente. Seja importando ou aperfeiçoando as melhores práticas internacionais para o seu negócio.

Persistir nos objetivos

Persistir em seus objetivos é um exercício de amor-próprio e fé em si mesmo. Apesar de ser considerado um clichê, é preciso acreditar em seus sonhos para que eles se realizem. Se você não fizer isso com afinco, ninguém poderá fazer por você. Aliás, usualmente, as pessoas tendem a não incentivar os outros.

Um exemplo disso foi o empresário Robinson Shiva, fundador do China in Box. Apesar de ter se formado em Odontologia, ele decidiu não ser dentista e, sem o apoio de sua família, criou o 1º serviço de delivery de comida chinesa do Brasil.

E os exemplos são muitos: o Steve Jobs (Apple) e o Walt Disney (Laugh-O-Gram Studio e Disney) são outros grandes profissionais que tiveram suas empresas à beira da falência ou, de fato, falidas antes de realmente fazerem sucesso.

Ser proativo

Não adianta apenas saber, é preciso fazer. E a proatividade é a qualidade de arregaçar as mangas e se propor a fazer algo mesmo que aquilo não seja de sua responsabilidade. Antigamente, as grandes empresas valorizavam o diferencial da proatividade. Hoje em dia, ser proativo é uma característica básica para qualquer profissional.

Focar em resultados

Não apenas em sua vida empresarial, mas também em sua vida pessoal, a capacidade de focar em resultados é uma qualidade que facilita a conquista de seus objetivos, como o de construir uma carreira de sucesso. Ao colocar os resultados em foco, você tende a se empenhar mais para conseguir superá-los, até mesmo em menos tempo. Portanto, pratique!

Atualizar os conhecimentos

Como já dissemos, manter-se antenado e atualizado com o que está acontecendo no mundo é importante. Mas você dificilmente adquirirá conhecimentos se não investir em cursos de especialização em instituições de renome.

Portanto, faça um planejamento do seu desenvolvimento acadêmico, estipulando prazos para realizar cursos de extensão e pós-graduações, por exemplo. Lembre-se de valorizar as instituições de educação que produzem conhecimento de qualidade e de preterir aquelas que apenas transmitem alguns conteúdos já inseridos no mercado.

Desenvolver outras competências

Talvez a maior verdade de todas é que nunca é tarde para aprender. Por isso, esqueça aquela ideia de que você está velho demais para estudar só porque completou 30 ou 50 anos. Desenvolver novas competências é uma ótima forma de expandir as áreas de atuação e oxigenar o cérebro.

Para isso, dedique-se ao aprendizado e à formação em áreas totalmente diferentes a sua atual. Se você é um administrador, experimente fazer um curso de culinária. Formou-se em Economia? Que tal fazer outra graduação em Engenharia de Produção? Certamente, você desenvolverá outras competências, além de ampliar as possibilidades de atuação profissional.

Compartilhar conhecimento

Já se foi o tempo em que ensinar o outro significava uma ameaça de não ser mais valorizado ou de perder sua posição profissional. Vivemos na era da informação. Se alguém precisar aprender algo, aprenderá com ou sem a sua ajuda. A diferença em ter a sua ajuda é que, além de gerar certo grau de gratidão, outras pessoas poderão observar a sua atitude e elevar ainda mais a sua avaliação como profissional: caminho garantido para o sucesso.

Todos estes 10 segredos para uma carreira de sucesso podem parecer características de um super-herói. Mas quem disse que você não pode ser um super profissional? E de uma coisa temos certeza: não te fará mal algum aplicar estas dicas. Não se esqueça de nos dizer o que você achou deste post e conte sobre seus resultados deixando um comentário. Participe!

1 Comentários

  1. wilson Graçasays:

    Muito gratificante este post, espero poder ler artigos vosso, essas dicas irão contribuir muito para o meu desenvolvimento profissional.

    Obrigado pelas dicas,
    Cumprimentos

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"