5 dicas para escolher o curso de MBA mais adequado para sua carreira

Mais voltado para o mercado e para a formação de líderes em administração, marketing, finanças, RH, entre outros, o MBA (Master of Business Administration) é uma modalidade de especialização muito procurada por quem já trabalha. E é muito importante se cercar de cuidados na hora de escolher um bom curso de MBA.

Essas especializações lato sensu têm atraído cada vez mais pessoas interessadas em agregar conhecimento, incrementar o networking e garantir um upgrade na carreira. São direcionadas ao aperfeiçoamento profissional e muito focadas no que tem dado certo nas grandes corporações.

Para aproveitar ao máximo tudo o que um bom curso de MBA pode oferecer, é preciso saber escolher o melhor. Conheça aqui 5 dicas para não errar nessa decisão!

1. Determine seus objetivos profissionais

Antes mesmo de começar a pensar sobre qual tipo de curso fazer, é necessário se perguntar quais são seus objetivos profissionais. Se sua vontade é seguir carreira no meio acadêmico, pode ser mais aconselhável investir em um mestrado. Por outro lado, a pós-graduação pode atender aos seus objetivos de recém-formado que ainda está entrando no mercado de trabalho.

Entretanto, se você já tem alguma experiência e almeja cargos de liderança, o MBA é mais indicado. Mesmo para aqueles que já atuam como gestores, mas que querem galgar degraus mais altos nos próximos anos, a opção pelo MBA poderá trazer resultados no futuro.

2. Avalie a demanda do mercado

Mesmo que você goste muito da profissão na qual se formou, é bom pesquisar e verificar as demandas do mercado atual. O MBA pode ser uma possibilidade de corrigir os rumos da sua formação, optando até mesmo por uma nova profissão, desde que esta seja mais promissora futuramente.

3. Tenha um plano para o futuro

O MBA pode gerar resultados em curto, médio e longo prazos. Portanto, tenha em mente quais são seus planos para o futuro. Algumas pessoas optam até mesmo por fazer dois MBAs, um seguido do outro, pensando em criar uma composição de conhecimentos que agregará maiores possibilidades ao longo da carreira.

Se você já estiver em uma boa empresa, avalie por quanto tempo quer continuar nela e quais são as suas possibilidades de mudança. Isso pode ajudar a escolher um curso que ofereça conhecimento e também um networking eficiente.

4. Tenha cuidado na escolha da instituição

Sozinho, o MBA não é capaz de oferecer todas as oportunidades desejadas pelo profissional. É preciso que ele esteja amparado por uma excelente instituição, com um nome forte no mercado e reconhecida pela qualidade dos seus cursos.

Avalie também o corpo docente, veja de que forma os professores atuam junto às empresas e verifique o currículo profissional deles.

5. Veja se a carga horária é adequada às suas necessidades

É possível optar por um MBA com poucas aulas durante a semana e uma duração maior do curso, ou também buscar uma formação mais rápida, mas que exija mais do seu tempo. O importante é que a carga horária seja adequada aos seus compromissos profissionais, para que você não precise sacrificar sua posição na empresa em função das aulas.

Agora que você já sabe como escolher o seu curso de MBA, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"