6 dicas de como planejar uma carreira em marketing

Já foi o tempo em que o marketing era apenas aquele setor que cuidava das propagandas da empresa. A carreira em marketing é uma das que mais evoluíram ao longo dos anos, acompanhando o crescimento do setor nas organizações.

Atualmente, o profissional de marketing cuida de um universo amplo de atividades, que vão desde a postagem na página corporativa do Facebook até a formatação dos produtos comercializados pela empresa.

Por isso, quem trabalha com marketing precisa entender de comunicação, finanças, pesquisa, mercado consumidor, entre outros temas que, há pouco tempo, passavam longe do setor. Trata-se de uma atividade tão promissora quanto desafiadora e exigente em relação a atualizações e competências.

Dessa forma, se você deseja ter sucesso como profissional de marketing, fique atento a estas 6 dicas de como planejar sua carreira na área.

1. Tenha objetivos e metas

Para qualquer carreira, é necessário ter objetivos bem definidos. Na área de marketing, isso não é diferente. Principalmente em virtude da forte concorrência que há no setor, povoado por profissionais de extrema competência e capacidade estratégica. Quem não tiver foco, acaba não conseguindo se destacar. E profissionais de marketing que permanecem na linha mediana disputam vagas genéricas, exercem atividades na linha “mil e uma utilidades” e recebem salários medíocres.

O planejamento de carreira passa pela formulação de metas. Isso porque, dependendo do seu objetivo, você deve buscar a especialização adequada. Quem quer se destacar como líder de equipes precisa buscar um MBA na área, por exemplo.

Por outro lado, se você deseja compartilhar seu conhecimento com estudantes, pode encaminhar sua carreira para o lado acadêmico. Isso vai demandar que você busque um bom mestrado na sua área de atuação preferida.

2. Faça um trabalho de coaching

Cada vez mais popular no mercado de trabalho, o coaching é um processo que ajuda o profissional a enxergar quais são seus principais desafios, e quais deverão ser as estratégias para cumpri-los.

O coaching é uma boa receita para tirá-lo do estado atual e levá-lo a um estágio futuro de forma rápida, satisfatória e motivadora. Geralmente, o profissional de coaching é formado em psicologia ou recursos humanos, e tem experiência suficiente para ajudar o indivíduo a atingir seus objetivos.

O processo é realizado em diversas sessões, restritas a você e ao seu coach. Nesses encontros, você expõe a situação que o levou a procurar esse trabalho e o coach tentará ajudá-lo a encontrar as respostas para os seus questionamentos.

O coaching é um processo indicado para pessoas em qualquer estágio da carreira, tanto para quem está começando quanto para quem já atingiu um nível mais avançado e deseja planejar os próximos passos.

3. Busque uma orientação do tipo mentoring

Assim como o coaching, o mentoring é um processo de orientação de carreira que vem crescendo muito no mercado. Mas há diferenças importantes entre os dois, o que faz com que o ideal seja que você procure fazer ambos, em momentos distintos.

Enquanto o coaching busca até mesmo solucionar questões pessoais que podem estar afetando o seu desenvolvimento de carreira, o mentoring é 100% focado no trabalho. O processo é conduzido por um profissional da própria área na qual você atua. O enriquecimento de carreira se dá pelo aprendizado com alguém que acumule experiência no setor.

O objetivo é aproveitar a quilometragem acumulada por profissionais que atuam no mercado há muito tempo, e que têm a possibilidade de transmitir esse conhecimento a quem está entrando no mercado, ou que ainda está no meio do caminho.

Muitos empreendimentos possuem o processo de mentoring institucionalizado, mas o mais comum é que ele seja conduzido por empresas de consultoria externa.

4. Esteja sempre atualizado

Em uma área dinâmica como o marketing, a melhor forma de conseguir sucesso é por meio da atualização constante. Mas, além da importância de investir em cursos de especialização e em processos como o coaching ou o mentoring, é preciso ampliar os horizontes ainda mais.

A carreira em marketing exige profissionais antenados com tudo o que há de mais moderno em termos de tendências para o setor. E, para isso, você deve estar sempre atento para participar de palestras com os principais nomes do marketing, buscar se inteirar sobre as ferramentas utilizadas, estar atento às redes sociais etc.

Um profissional de marketing desinformado e desatualizado dificilmente conseguirá subir degraus na carreira.

5. Invista no networking constante

O contato com outros profissionais da área não é importante somente para o aprendizado e para o benchmarking. Ele também vale muito para que você se mantenha sempre na vitrine, em termos de carreira. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

Se você tem dificuldades com o networking, procure situações nas quais ele aconteça organicamente. A área de marketing costuma reunir profissionais descolados, que sempre estão em busca de ocasiões para se encontrarem.

Procure saber como se integrar a grupos de estudo da área ou em reuniões nas quais os profissionais discutem assuntos referentes às suas empresas. Assim, você consegue interagir sem precisar forçar uma situação que poderia deixá-lo sem graça.

Uma dica importante: por mais que você esteja em busca de novos caminhos, não use as chances de networking para sair distribuindo currículos por aí. A melhor forma de se destacar é mostrando o seu trabalho e a sua competência nos assuntos tratados nesses encontros.

6. Tente conseguir experiências internacionais

Experiências internacionais, além de muito ricas, costumam rechear muito bem o currículo profissional. Nesse sentido, a área de marketing é privilegiada, já que a essência do setor é muito parecida em todos os lugares do mundo. O que muda é a experiência acumulada e as situações vividas em realidades diferentes.

Se você não pode abandonar o seu trabalho para viver uma experiência internacional mais longa, não se preocupe. Existem programas especiais de 30 dias de vivência, que você pode conseguir encaixar nas suas férias.

Viu só como existem muitas maneiras de planejar a sua carreira em marketing para ter sucesso? O importante é que você não deixe isso para depois, já que o mercado está muito concorrido nessa área.

Se quiser saber mais informações sobre este ou outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de e-mails!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"