7 passos para alcançar um cargo de gerência antes dos 30

“Será que eu nasci para ser um líder?” Talvez você já tenha feito essa pergunta a si próprio. Para falar a verdade, essa é uma resposta bastante difícil de determinar. Independentemente disso, quem estiver disposto trabalhar duro e se desenvolver — como pessoa e como profissional — tem tudo para chegar a um cargo de gerência em algum momento.

Porém, se você está lendo este artigo é porque tem sede de conquista. Mais do que ser um líder, você quer alcançar o seu cargo de gerência o quanto antes. Se alguém tem que ocupar esse cargo, que seja você, não é mesmo?

A boa notícia é que existe uma série de táticas que você pode adotar na sua carreira e no seu dia a dia profissional. Para ajudar nesse caminho, separamos os 7 passos que você deve seguir. Confira e já vá se preparando para colocá-los em prática!

Planeje sua carreira

O primeiro passo de uma carreira de sucesso é identificar onde você está e onde quer chegar. A partir daí, você poderá definir quais são as etapas necessárias para avançar nesse sentido. Não pense só no cargo de gerência em si mas também no longo prazo (os próximos 10 anos, por exemplo).

Muitos profissionais pecam nesta etapa simplesmente por ignorarem a necessidade de um planejamento. Quando você tem claro onde quer chegar, fica bem mais fácil visualizar o caminho.

Estude constantemente

Um líder deve saber que educação não é algo pontual, e sim um processo contínuo. Por causa disso, é preciso estar sempre estudando e aprimorando seus conhecimentos.

Uma ótima alternativa, por exemplo, é cursar um MBA. Esse tipo de qualificação prepara o profissional justamente para assumir um cargo de liderança, não importando a sua faixa etária. Além disso, um ponto muito positivo da qualificação é o networking com outros profissionais, já que isso costuma abrir muitas portas.

Encontre um mentor

Um mentor nada mais é do que alguém que já trilhou o caminho no qual você se encontra hoje. Esse profissional pode ser um chefe, um professor ou até um amigo que tenha mais experiência na área.

Ao contar com os conselhos de alguém um pouco mais experiente, você ganha um olhar de fora e alguém para guiá-lo nas suas decisões. Muitas vezes, são essas decisões que farão você se aproximar do seu objetivo mais rapidamente.

Além disso, o mentor é alguém que pode apontar seus erros e sugerir melhorias. Dessa forma, você pega atalhos rumo à sua meta de alcançar um cargo de gerência.

Trabalhe o autoconhecimento

O mercado definitivamente precisa de bons profissionais. Entretanto, pode ter certeza de que você não é a única pessoa esforçada, talentosa e disposta a se qualificar. Nesse sentido a concorrência é grande. Por outro lado, o que poucos profissionais fazem é apostar no autoconhecimento.

Muita gente gasta anos lendo livros, trabalhando até tarde e olhando para as necessidades do mercado. No entanto, você já separou um tempo para olhar para dentro?

Ao conhecer a si mesmo, você identifica suas qualidades e fraquezas. Dessa forma, pode explorar o que tem de melhor e aprimorar seus pontos falhos. Se você for capaz de alcançar o equilíbrio emocional e não se abalar com momentos negativos, pode ter certeza de que estará muito próximo de um cargo de gerência

Tenha atitude de dono

Se quiser continuar como subordinado, você pode até fingir que não vê alguns dos problemas da empresa. Já como líder, o seu sucesso está diretamente relacionado ao sucesso da organização como um todo.

Por conta disso, você deve ter atitude de dono. Ao mostrar que se preocupa com os resultados da empresa e não somente com o seu próprio cargo, você provará que está pronto para assumir um papel de liderança. Até porque é esperado que o gerente olhe para o longo prazo, planejando seu crescimento junto com a evolução da empresa.

Gere resultados para a sua empresa

A maior parte dos funcionários de uma empresa cumpre papéis operacionais, ou seja, desempenha tarefas específicas do cotidiano. Essas atividades são importantes, porém, nem sempre fica clara a relação delas com os resultados gerados ao final do processo.

Por outro lado, os gestores estão sempre de olho no cumprimento de metas. Eles respondem pelas vendas, pela satisfação dos clientes, pelos resultados semestrais e anuais, e assim por diante. Não é à toa que um gestor precisa saber delegar. Afinal, o líder deve agir como uma espécie de maestro, orquestrando a equipe para que os resultados sejam atingidos.

Por isso, caso você deseje alcançar um cargo de gerência o quanto antes, deve ser capaz de gerar resultados concretos para a sua empresa. Isso mostrará maturidade e visão estratégica.

Seja um solucionador de problemas

O mundo corporativo está lotado de pessoas reativas, isto é, aquelas que esperam os problemas se resolverem sozinhos (ou aguardam uma ordem para agir). Nem é preciso falar que só chega a um cargo de gerência quem tem a atitude exatamente oposta a essa. E a boa notícia é que, mesmo antes dos 30, você pode se destacar bastante simplesmente adotando uma postura proativa.

Procure sempre antecipar possíveis crises e problemas no seu departamento e na empresa como um todo. Identifique processos, tarefas e atividades que não estejam fluindo adequadamente e proponha soluções.

Além disso, seja o tipo que não leva problemas aos seus superiores. Pelo contrário: quando algo ruim surgir, tranquilize seus chefes e mostre que você já está tomando conta do assunto. Muitas pessoas fogem de situações problemáticas. Se você for um profissional capaz de encará-las e resolvê-las, a gerência é simplesmente uma questão de tempo.

Conclusão sobre como alcançar um cargo de gerência

Seja antes ou depois dos 30, quem deseja alcançar um cargo de gerência precisa reunir uma série de qualidades e habilidades. Entretanto, a característica que talvez mais represente a função é o equilíbrio.

O gerente precisa saber dar ordens, porém, também deve estar disposto a ouvir. Deve saber liderar, mas não pode ser centralizador demais. Além disso, é necessário saber lidar com a diretoria ao mesmo tempo em que continua de olho na sua equipe.

Não há dúvidas de que equilibrar todos esses pontos é difícil. Contudo, seguindo os pontos abordados neste post, você tem tudo para chegar lá!

Gostou das dicas para alcançar o seu tão sonhado cargo de gerência? Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"