8 dicas para a construção de uma boa imagem profissional

Construir e manter uma boa imagem profissional é o primeiro passo para ter sucesso na carreira. Ser eficiente nos processos e ter muitos conhecimentos técnicos na sua profissão são fatores importantes, mas se você não cultivar uma boa reputação em todos os aspectos, certamente terá dificuldade para galgar posições melhores nas empresas.

E não pense que isso se restringe ao que você faz dentro do escritório. Com as redes sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, as vidas pessoal e profissional vêm se confundindo e é preciso que a sua postura seja exemplar durante todo o tempo.

Por isso, preparamos para este post 8 dicas de como construir uma boa imagem profissional, que vai ajudá-lo muito na sua caminhada em um mercado cada vez mais disputado. Acredite: o diferencial competitivo está nas pequenas atitudes.

1. Seja pontual

Não existe nada mais irritante do que a falta de pontualidade no ambiente corporativo. Acumular atrasos constantes em reuniões e encontros, ou mesmo para chegar e ir embora do trabalho, passa uma imagem de desorganização que não ajuda em nada a sua reputação.

É muito comum que as pessoas subestimem o tempo que uma reunião pode durar, o que acaba gerando atrasos e cancelamentos de compromissos posteriores.

Portanto, uma dica para evitar atrasos é calcular o seu dia em função do tempo de cada atividade. Estime os horários dos seus compromissos e faça uma revisão da sua agenda no dia anterior. Para evitar o prolongamento desnecessário de compromissos, use um cronômetro para controlar o tempo.

2. Cuide da sua organização

Dê uma olhada na sua mesa de trabalho. Ela está bagunçada, com muitos papéis e outros itens espalhados? Se a resposta for positiva, saiba que a sua imagem pode ser prejudicada.

Ao contrário do que se pensa, mesas desorganizadas não demonstram excesso de trabalho. Existem profissionais com milhares de atividades diárias que conseguem manter suas mesas impecáveis.

Se você tiver dificuldades, compre prateleiras móveis para organizar a papelada e pastas para guardar documentos importantes.

3. Antecipe-se aos problemas

O bom profissional é aquele que consegue antever os problemas e propor soluções para evitar que eles aconteçam. Pessoas proativas são muito valorizadas nas empresas, pois não ficam só apagando incêndios. Elas agem para que o fogo não aconteça.

Isso exige uma visão crítica dos processos e um bom conhecimento tanto da empresa quanto da profissão. E, geralmente, a proatividade inspira outros funcionários a adotarem o mesmo comportamento, o que traz muitos ganhos para a organização.

4. Resolva conflitos com soluções práticas

Se você trabalha em uma empresa, seja ela de qualquer porte, sabe que os conflitos são inevitáveis. Todos os dias, as divergências de ideias produzem situações que podem sair de controle e prejudicar o ambiente de trabalho.

Quem quer cultivar uma boa imagem profissional deve ter a capacidade de solucionar os conflitos de uma forma positiva, apresentando soluções práticas.

Não confunda conflitos com brigas. Essas últimas devem ser evitadas a qualquer custo. Os conflitos, quando ocorrem no campo das ideias, podem ser positivos para a organização, pois acabam se tornando a fonte inicial de projetos interessantes.

Mas, para isso, é preciso que você aja de forma positiva e resolutiva. Se alguém trouxe alguma sugestão com a qual você não concorda, apresente outras possibilidades em vez de apenas criticar. Assim, você consegue fazer com que o debate seja frutífero, tanto para a empresa quanto para a sua carreira.

5. Não se envolva em fofocas

As rodas de fofoca são comuns em todas as empresas. Nesse caso, o único conselho possível é: jamais esteja envolvido nelas.

Funcionários que passam mais tempo falando da vida dos outros do que se preocupando com seu próprio trabalho são um mal para as organizações e, mais cedo ou mais tarde, terão suas carreiras prejudicadas. E, por mais que você pense que os gestores não têm conhecimento de quem são essas pessoas, em algum momento eles saberão.

6. Pense bem antes de mandar e-mails

Os e-mails corporativos são uma ferramenta muito útil para a comunicação organizacional. Mandar um e-mail para um colega para deliberar sobre algum projeto ou atividade pode ser muito rápido, ágil e seguro.

Mas lembre-se de que se trata de uma ferramenta de trabalho. Usar o e-mail para espalhar correntes ou para tratar de assuntos pessoais prejudica muito a sua imagem profissional.

7. Fique de olho nas suas redes sociais

Embora sejam de cunho pessoal, as redes sociais têm sido muito usadas pelos gestores para avaliar o estilo de vida de seus funcionários. Exagerar em fotos ou em opiniões, principalmente aquelas que envolve assuntos como política ou futebol, podem causar um desgaste desnecessário na sua imagem.

Se exceder nas redes sociais não é uma atitude que gera uma demissão direta, mas pode fazer com que você ganhe uma fama ruim tanto na sua empresa atual quanto no mercado em geral. E isso pode ser decisivo na hora de conseguir promoções ou mesmo um novo emprego.

8. Participe de todas as atividades que puder

Sabe aquele happy hour que os colegas combinam e que você está morrendo de preguiça de ir? É melhor pensar bem antes de ficar de fora. As atividades extras também ajudam na formação da sua imagem profissional.

O clima de trabalho é muito pautado pela parte da rotina, mas é a forma como se constroem os laços de confiança, e até de amizade, que faz com que o dia a dia na empresa fique mais agradável.

Portanto, é nos momentos de relaxamento fora da empresa que você tem a chance de conhecer melhor os colegas e se mostrar como uma pessoa agradável e parceira. E isso faz toda a diferença dentro do escritório.

Não é preciso participar de todas as atividades, mas evite ser aquele colega que nunca vai aos encontros do time.

Como você viu, a construção da imagem corporativa passa por uma série de atitudes que podem até extrapolar a sua vida no dia a dia do escritório. E o ideal é conseguir unir essa boa reputação com uma excelente produtividade. Para isso, que tal ler um pouco mais sobre como ser mais produtivo no trabalho? Aproveite a leitura e cuide bem da sua carreira! 

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