Afinal, a experiência internacional faz diferença na carreira?

Como a globalização acontece de maneira acelerada, o mercado sempre exige algo novo de quem está determinado a se destacar profissionalmente. Com isso, a competição que ocorre dentro dos locais de trabalho se torna cada vez mais acirrada. A prática de se especializar tem sido constante, principalmente quando a escolha é por uma experiência internacional.

Quem opta por estudar no exterior logo percebe que o mundo oferece muitas possibilidades. Mais do que adquirir fluência do novo idioma, o intercâmbio proporciona uma série de resultados positivos para a sua carreira. Basta analisar o mercado corporativo e perceber que aqueles que ocupam maior posição hierárquica certamente optaram por investir na especialização da carreira em outro país.

Mas antes de decidir morar no exterior, é importante avaliar a sua principal finalidade, seja por recolocação no mercado de trabalho, reciclagem ou por aquela tão sonhada promoção. Como são oferecidos muitos cursos de especialização no exterior, é preciso que os seus objetivos estejam previamente definidos e alinhados com a sua realidade. Você já tem em mente aonde quer chegar?

Capacidade de lidar com o outro

Quem trabalha com pessoas sabe que o grande desafio é manter o seu grupo em completa harmonia a fim de apresentar resultados significativos para a organização. A vantagem de ter uma experiência internacional possibilita o convívio diário com muitos tipos de profissionais de diversas formações e experiências acumuladas.

Dessa forma, o intercâmbio permite o desenvolvimento constante da sua inteligência emocional, resultando em uma maior facilidade de liderar e motivar equipes sem comprometer o prazo das tarefas designadas pelos superiores. É por isso que lidar com as diferenças e  ouvir pontos de vista contrários ao seu podem refletir no bom desempenho de saber atuar em situações adversas no ambiente de trabalho. 

Na maioria dos casos, determinadas situações enfrentadas no intercâmbio podem formar pessoas capazes de trabalhar em circunstâncias que contribuem para o clima organizacional da empresa. Muitos profissionais que apresentam dificuldades de gerir sua equipe apostam no intercâmbio como forma de melhorar as relações humanas.

Aumento de renda

O aumento na renda é fator significante que motiva os profissionais a alçarem vôos mais altos. Quem retorna ao país de origem adquire uma visão global do mundo corporativo, principalmente aos que ocupam ou buscam ocupar o cargo de gestão de pessoas ou negócios.

Em muitos casos, quem carrega uma experiência internacional desempenha suas atividades de maneira rápida e eficiente, tornando a sua equipe mais produtiva. Portanto, se o aprendizado é colocado em prática, o profissional tem a chance de poder ser notado dentro do ambiente de trabalho pela sua atuação diferenciada na execução das tarefas.

A bagagem cultural aliada com a especialização e a produtividade podem interferir positivamente na sua performance. Ser capaz de gerenciar um grupo de pessoas de forma com que se torne mais produtivo, faz com que os resultados alcançados na organização favoreçam a sua ascensão profissional. Consequentemente, é inevitável pensar na possibilidade de um aumento no contracheque como forma de reconhecimento e valorização do seu empenho em querer apresentar resultados e soluções para a empresa em que atua.

Novo idioma

Sendo o maior objetivo de grande parte das pessoas, a busca pela fluência da língua estrangeira é cada vez mais comum. Estados Unidos e Europa estão entre os lugares mais procurados neste segmento e oferecem cursos de pequena duração para possibilitar àqueles que se utilizam das férias para aperfeiçoar a pronúncia da língua.

Saber conversar em inglês, por exemplo, é mais do que um requisito das grandes empresas, tendo em vista que elas enxergam naquele colaborador a possibilidade de ampliar as suas chances de ascender no mercado corporativo. Mas existem alternativas que podem possibilitar a sua ascensão profissional sem que o seu nível de inglês seja avançado. 

Especialização como forma de adquirir experiência profissional

Com grande destaque na procura por uma especialização, o MBA no exterior tem oferecido resultados positivos para profissionais que desejam ampliar suas habilidades e conseguir ter uma visão aprofundada do mercado de trabalho. Atualmente existem também parcerias entre instituições de ensino brasileiras e do exterior que proporcionam cursos do gênero.

Embora o intercâmbio seja a escolha de muitos que idealizam construir uma base sólida em sua trajetória, há quem se destaque no mercado sem precisar sair do país. Muitas instituições brasileiras de ensino permitem a ampliação do conhecimento, incentivando a inovação e o empreendedorismo. Hoje em dia, cursos de graduação, pós-graduação e MBA trazem benefícios significativos para a carreira. Essas modalidades são enriquecedoras e possibilitam ao profissional assumir novos postos na organização em que trabalha ou até mesmo de se recolocar no mercado.

Além disso, muitos cursos são ministrados com tradução simultânea, o que possibilita melhor aproveitamento do conteúdo ofertado. Um dos cursos mais procurados é o de gerenciamento de projetos e gestão empresarial e tem possibilitado grandes resultados para quem apostou neste caminho.

Habilidades pessoais

Toda especialização no exterior permite uma série de possibilidades para o crescimento profissional. Em muitos casos, as organizações consideram relevante analisar as habilidades pessoais desenvolvidas a partir do intercâmbio. Portanto, é preciso ter em mente quais são as suas maiores qualidades e procurar trabalhar cada uma delas de modo com que seus pontos fortes configurem a evolução neste período de investimento na carreira. 

Referências internacionais

Outro fator determinante no critério de avaliação dos profissionais que almejam alavancar na carreira a partir de uma experiência no exterior são os contatos e as referências vivenciadas nesse tempo de formação. Muitas corporações valorizam esse tipo de vínculo, pois traduz o seu interesse de se desenvolver no ramo de atuação e de manter relações profissionais com pessoas do outro lado do mundo.

Visibilidade nas redes de relacionamento

Utilizado no Brasil, o LinkedIn permite que você torne público toda a sua vivência no país estrangeiro, valendo-se das conquistas alcançadas no intercâmbio acerca das situações que lhe foram colocadas no caminho. Outra forma de valorizar o seu currículo nessa rede é destacar  palavras-chave pertinentes à sua área de interesse. Além disso, a plataforma possibilita a publicação do currículo em outro idioma, aumentando ainda mais as chances de alcançar o merecido espaço no mercado de trabalho. 

E então, gostou das vantagens de obter uma experiência internacional e destacar na carreira? Compartilhe nas redes socias!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"