Afinal, o MBA vai fazer diferença na sua carreira?

Você já parou para pensar na pergunta do título? Se a sua resposta é sim, precisa saber que o MBA vai sim fazer a diferença na sua carreira. Mais do que isso: esse curso pode ser a chave para o sucesso, a conquista de um novo cargo e para o aumento da renda.

As questões são: será que vale a pena fazer o Master in Business Administration nesse momento da sua carreira? Quais são os benefícios que ele pode trazer? É o que vamos apresentar neste post.

Além disso, vamos mostrar quais são os cuidados necessários e o que caracteriza esse tipo de pós-graduação. Quer descobrir tudo isso? Acompanhe!

Qual é a proposta do MBA?

Esse é um tipo de pós-graduação lato sensu cujo foco é o mercado de trabalho. Suas principais características são o fato de contar com professores especializados na área de atuação e estudantes que já possuem experiência em empresas. Assim é possível criar um networking mais forte.

O Master in Business Administration surgiu nos Estados Unidos com o propósito de ser um mestrado voltado para a gestão de empresas. No Brasil, ele possui o mesmo nível da especialização, mas é bastante valorizado no mercado de trabalho.

Isso porque causa uma boa impressão entre os recrutadores e líderes organizacionais. Esse ponto de vista é decorrente do comprometimento com o aprendizado constante e também da expectativa de entrega de resultados acima dos superiores que não possuem a formação.

A proposta, portanto, é oferecer um curso mais prático e que propõe situações reais do mercado de trabalho. A consequência para o profissional é uma visão mais abrangente da sua área de atuação e a preparação para enfrentar diferentes obstáculos.

Quais diferenciais o MBA traz para a carreira e a empresa?

Esse curso de pós-graduação faz com que o profissional ganhe vantagem competitiva e esteja mais preparado para lidar com situações desafiadoras que surgem no ambiente corporativo. Ele se torna, portanto, um profissional qualificado e com experiência mais ampla.

Isso acontece porque muitas das pessoas que cursam o Master in Business Administration já têm 3 anos ou mais de atividade no mercado de trabalho e, por isso, podem contribuir e repensar suas experiências pessoais. Outro fator relevante é que os professores desse curso são profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

O resultado é o estabelecimento de um networking mais firme, pelo qual é possível conhecer novas práticas e ideias. O profissional pode, então, inovar e delimitar um modelo de gestão que traga benefícios para a empresa em que trabalha.

No caso da organização, a vantagem é ter profissionais mais bem preparados para situações complexas, que saibam lidar com diferentes ferramentas e propor soluções que proporcionem mais competitividade à empresa.

Quais são as vantagens do MBA?

Esse curso traz diversos benefícios para a sua carreira. Veja abaixo alguns deles:

Maior remuneração

Cursar um MBA permite que você ganhe mais. Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Catho, divulgada pela Harvard Business Review, um profissional sênior com MBA tem um salário um terço maior do que uma pessoa que conta apenas com a graduação. Já entre os gerentes, o aumento é da ordem de 34,5%. Comparando os diretores, é 16% maior.

Outro levantamento, feito pela Robert Half e divulgado pelo Uol, indicou que 42% dos executivos de RH brasileiros consideram muito relevante ter essa especialização.

Todos esses dados confirmam o que já dissemos: vale a pena fazer esse curso, porque além de se especializar mais, você ainda recebe proporcionalmente para isso. Ou seja: é um investimento que vale a pena.

Enfoque prático do estudo

A ideia do MBA é aprender mais, porém o foco é especificamente a prática. Com isso você tem a chance de se tornar um expert, já que os conteúdos são aprofundados.

Além disso, o curso realizado possibilita explorar uma nova fatia de mercado e dar aplicação para conhecimentos que antes estavam restritos ao campo teórico. Assim, você pode continuar na sua área ou até mesmo mudar para outra. Em qualquer dos casos, o objetivo é conduzir sua carreira para o caminho certo.

Ampliação da área de atuação na empresa

O MBA tem a finalidade de capacitar o profissional para o trabalho diário, superando obstáculos e desafios. Ele está mais preparado para tomar decisões e solucionar problemas, porque já viu de forma prática como as situações podem ser resolvidas.

Desse modo, o profissional tem uma possibilidade maior de ampliar sua atuação na empresa. Ele adquiriu a formação específica para gestão e liderança, por isso pode ocupar um cargo mais relevante.

Ao mesmo tempo, seu currículo é valorizado, pois demonstra sua expertise na área e consegue destacá-lo dos demais profissionais.

Fortalecimento do networking

A possibilidade de aumentar e fortalecer a rede de contatos é um dos pontos mais úteis do MBA. O networking é um elo entre profissionais e empresas, seja para pessoas que estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho, seja para quem deseja ter mais destaque.

Ao mesmo tempo, você consegue trabalhar melhor seu marketing pessoal para que os colegas e outras empresas o vejam como alguém dedicado, que está sempre buscando novos conhecimentos e deseja se aprofundar nos aprendizados executivos.

Como você pôde perceber, o Master in Business Administration traz diversas vantagens para sua carreira. Você se torna um profissional melhor e com mais capacidade de atuação. Dessa forma, se destaca no mercado e tem uma chance maior de ocupar um cargo de gestão ou liderança.

Para potencializar esses resultados, é preciso ter apenas um cuidado: escolher com atenção a instituição em que fará o curso. Esse é um ponto relevante para que o investimento valha a pena, porque o diploma tem mais credibilidade se a instituição for bem reconhecida.

O problema é que o Ministério da Educação (MEC) não definiu as características necessárias para o curso. O que especialistas dizem é que o Master in Business Administration deve:

  • desenvolver competências e habilidades para a gestão;
  • oferecer conhecimento em diferentes áreas organizacionais;
  • fornecer ferramentas técnicas;
  • tratar de assuntos abrangentes, que tenham relação com o ambiente econômico, social, local, global, papel das empresas, responsabilidade social e sustentabilidade;
  • aprimorar atributos de liderança, por exemplo: relações humanas, comunicação, motivação, simulações, jogos, gestão de pessoas e equipes, entre outros.

Agora que você já sabe que o MBA faz a diferença, é só escolher a instituição certa para você. Entre em contato com a gente e veja como são nossos cursos e de que forma eles podem ajudá-lo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"