Ascensão profissional: o passo a passo para alcançar seus objetivos

A ascensão profissional é o desejo de toda pessoa que está empenhada em evoluir e construir uma carreira de sucesso, independentemente se está começando ou já possui bastante experiência no mercado. E, ao contrário do que se imagina, isso pode ser conquistado com algumas atitudes simples, que dependem unicamente de cada indivíduo.

Quer saber quais são? Então continue lendo e veja uma lista com 5 passos importantes para quem deseja impulsionar a carreira e conquistar seus objetivos de vida, sejam eles profissionais ou pessoais.

1. Manter-se atualizado sobre os assuntos do seu nicho de atuação

É fundamental que todo profissional esteja atento às principais tendências e novidades dentro do seu nicho de atuação. Dessa forma, será possível evoluir suas habilidades, aproveitar oportunidades e até ter ideias que otimizem sua performance.

Um dos erros mais comuns dos profissionais depois de conseguir cargos importantes ou após ter certo renome, é justamente deixar de se atualizar com o que ocorre no mercado. E em tempos em que a tecnologia vem moldando constantemente o modo de trabalhar em inúmeros setores do mercado, ficar alheio às mudanças no seu segmento pode ser extremamente prejudicial para a carreira.

2. Capacitar-se por meio de pós-graduação ou MBA

Além de se atualizar, é importante que todo indivíduo se capacite por meio de uma pós-graduação ou MBA. E isso não só para melhorar seus conhecimentos profissionais, mas para suprir uma exigência cada vez maior das empresas, que tendem a contratar para cargos de liderança indivíduos que tenham um ou ambos os cursos.

3. Desenvolver características relativas à gestão

Quem quer evoluir na carreira, conquistando uma promoção ou assumindo postos de gerência em outras empresas, precisa desenvolver caraterísticas relativas à gestão. Entre elas, liderança e boa capacidade de orientar seus futuros subordinados.

Um gestor eficaz consegue trabalhar bem em equipe, fortalecendo os laços entre membros e unindo todos em prol dos objetivos organizacionais. Por isso, tais atributos são tão necessários àqueles que querem uma vaga na gerência ou até na direção de uma empresa, pois permitem que desempenhem adequadamente suas funções.

Aliás, essas são algumas das características mais procuradas e valorizadas pelas organizações atualmente.

4. Melhorar sua capacidade de se comunicar

Boa capacidade de comunicação também deve ser um dos focos de quem almeja ascensão profissional. Afinal, no mundo corporativo os profissionais possuem muitas ligações entre si, já que o êxito das atividades depende do trabalho grupal.

Líderes que não sabem se comunicar não conseguem passar instruções claras e precisas a seus liderados. Colegas de trabalho podem ter problemas de relacionamento e até de desempenho pela falta de boa comunicação com seus pares.

Por esses e outros motivos, a boa comunicação deve ser objetivo de todo profissional que deseja melhorar na carreira, até mesmo para poder formar laços profissionais mais duradouros, argumentar em negociações e conquistar novos clientes.

5. Formar alianças e construir um bom network favorece sua ascensão profissional

Parte do êxito de um profissional depende da habilidade de se relacionar com os outros. No mundo corporativo, é preciso formar alianças e construir uma boa rede de contatos (network) para conquistar postos de trabalhos mais atrativos, além de poder desempenhar suas funções da melhor forma possível.

Quem constrói um bom network costuma ficar informado de muitas oportunidades dentro da sua área e pode ter sua carreira beneficiada com uma recolocação profissional vantajosa.

Seguindo essas 5 orientações, você aumentará consideravelmente suas chances de ascensão profissional, além de ampliar seus horizontes em termos de oportunidades e conhecimentos na sua área de atuação. Lembre-se também de não descuidar daquelas características comportamentais apreciadas no mercado de trabalho, como bom humor, proatividade, animação, simpatia, cordialidade, entre outras.

Por mais que se tenha um bom currículo técnico e amplos conhecimentos na área, o comportamento do profissional costuma ter um peso grande na sua contratação e posterior promoção, além de ser um dos principais motivos de demissão. Por isso, vale a pena cuidar das suas atitudes no ambiente corporativo e construir uma imagem positiva entre os colegas.

Quer receber mais orientações de carreira para a ascensão profissional? Então siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn) para ficar por dentro de mais posts com essa temática!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"