Como a inteligência artificial vai impactar o dia a dia corporativo?

Presente 24 horas por dia na vida das pessoas, a inteligência artificial pode ser notada por meio do uso de um simples aplicativo utilizado por comando de voz no smartphone, ou de um lembrete  programado para você não deixar de cumprir suas obrigações diárias. Hoje em dia, as pessoas interagem com essas e outras inovações tecnológicas de tal forma que é impossível pensar em não depender de tudo isso.

Mesmo sem precisar sair de casa, é fácil esclarecer dúvidas por telefone com um atendente virtual ou por meio de serviços de call center em que você é direcionado a um setor de forma com que consiga solucionar seus problemas. E se o caso for resolver pessoalmente, as portas automáticas dos estabelecimentos já revelam que quem dá as boas vindas, advém de uma tecnologia inteligente.

Cada vez mais atuante no mercado, a inteligência artificial apresenta soluções que otimizam o tempo dos funcionários e aumentam a produtividade da organização. Um exemplo bastante comum disso é a facilidade de contabilizar a repercussão de uma peça publicitária na plataforma digital a fim de verificar se a estratégia de marketing adotada por uma empresa ocorreu de maneira satisfatória. Com isso, algumas formas de trabalho, vêm sendo substituídas por outras que surgem conforme a evolução das máquinas.

Adaptação à nova realidade

Embora seja reconhecida como uma tecnologia promissora, há quem a enxergue como sendo uma ameaça às formas de trabalho, principalmente para quem ocupa cargos de chefia e de liderança, visto que o gerenciamento dos resultados pode ser realizado, em muitas empresas, apenas por uma aparelho pensante. Como as próprias organizações estão em um processo contínuo de implementação e adaptação dessas ferramentas, estima-se que em menos de 1 década, as atividades exercidas por um grupo poderão ser autogerenciadas.

Inovação e agilidade

Entretanto, muitos que ocupam cargos de liderança apresentam dificuldades para lidar com essa mudança gradativa, até porque muitas organizações ainda não se adaptaram a tudo isso. Pouco tempo atrás, líderes e gestores em geral exerciam atividades operacionais no sentido de planejar, gerenciar e monitorar a própria equipe com o intuito de avaliar o seu desempenho. No que tange o universo corporativo, inovação e agilidade são palavras de ordem.

Resiliência no trabalho

A resiliência no âmbito profissional pode ser considerada uma das principais características valorizadas por uma empresa. A capacidade de trabalhar em um ambiente de crise, por exemplo, revela a competência de cada gestor no desempenho de suas funções perante uma eventualidade. Profissionais que exercem suas atividades sob pressão em determinados momentos da empresa muitas vezes têm o seu real reconhecimento por seus superiores. Empatia, proatividade, otimismo e flexibilidade mental se enquadram neste contexto.

A importância do pensamento humano no alcance dos resultados

Como a inteligência artificial está presente em muitas formas de trabalho, é importante lembrar que essa é uma criação dotada de pensamento humano. Ou seja, mesmo que as máquinas consigam resolver questões operacionais, é o homem que precisa analisar os dados apresentados para tomar as medidas cabíveis. As máquinas têm apresentado soluções inteligentes que auxiliam na resolução dessas atividades básicas, o que permite a esses profissionais a possibilidade de assumir trabalhos mais criativos e estratégicos que ainda estão além do alcance de um computador. 

Espírito de Equipe para otimizar os resultados da empresa

Empresas que possuem excelentes líderes alcançam ótimos resultados. Muitas vezes são esses líderes que adotam medidas que envolvam todo o grupo. Estimular o espírito de equipe é o que motiva muitos gestores a encontrarem no coaching, no networking e nas atividades interpessoais a forma de garantir a sintonia entre os colaboradores que compõem um determinado grupo.

Especialização como forma de acompanhar as transformações

Existem alternativas capazes de seguir essa evolução de maneira com que o seu desempenho seja reconhecido pelos superiores. Hoje em dia, profissionais que lideram e gerenciam equipes optam pelo MBA como forma de acompanhar as transformações que ocorrem dentro das empresas. Com grande procura, o curso de gestão de projetos, por exemplo, proporciona uma visão global de tudo aquilo que envolve as práticas exercidas no mundo dos negócios. Dessa forma, é possível identificar de que maneira um determinado profissional pode somar dentro daquela equipe, a fim de atingir os objetivos propostos.

Além disso, o MBA permite maior capacidade de gerenciar recursos, tempo, orçamentos e riscos. No geral, a especialização é uma excelente alternativa para quem quer se manter no mercado. Como o aprendizado poderá ser colocado em prática, o MBA aprimora o seu desenvolvimento profissional, tornando-o capaz de resolver situações adversas ambiente de trabalho de forma menos desgastante e em menos tempo, o que possibilita apresentar mais soluções para a organização.

Inteligência Artificial como forma de auxiliar o processo de aprendizagem

Mais do que isso, essa inovação tecnológica incorporada no ambiente de trabalho traz ganhos positivos na tomada de decisões da empresa, já que a inteligência artificial auxilia no julgamento de determinadas situações, aperfeiçoando o desempenho da empresa. Com isso, o clima organizacional pode ocorrer de forma positiva, visto que a agilidade e inovação nos processos resultam em ganhos no mercado competitivo.

Na interação com clientes por meio das máquinas dotadas de inteligência artificial, é possível repassar aos colaboradores um feedback desses atendimentos como forma de aperfeiçoar a qualidade de prestação de serviços de forma satisfatória, grande requisito para manter a imagem da empresa de forma positiva.

Evolução das máquinas e das atividades profissionais

Como muitas formas de trabalho estão sendo substituídas por outras devido a essa inovação, cabe esclarecer que a tecnologia expandiu o número de empregos. Além disso, muitas empresas se desenvolveram a partir da inteligência artificial. Portanto, o mais importante a ser levado em questão é conhecer essas inovações, interagir ao máximo com todas elas para verificar em que aspecto a inteligência artificial possa lhe favorecer. O mais importante é desempenhar suas atividades no ambiente de trabalho sempre acompanhando a evolução das máquinas de forma com que você possa conhecer cada passo desse avanço que muda diretamente a vida das pessoas.

E então, agora que você viu como a inteligência artificial pode impactar seu trabalho sem comprometer a sua carreira, compartilhe este artigo nas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"