Como conseguir maior reconhecimento no trabalho?

Uma questão de motivação e que faz toda a diferença no dia a dia, o reconhecimento no trabalho eleva o moral e cria a sensação de pertencimento, fundamental para a retenção de talentos e criação de um bom clima organizacional.

No entanto, nem sempre isso acontece. De acordo com uma pesquisa do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), divulgada pelo jornal O Dia, 89% dos trabalhadores sofrem estresse devido à falta de reconhecimento na empresa em que atuam.

O problema pode ser ocasionado por diferentes fatores: você acredita que deveria ser promovido, acha que o líder não o enxerga, entende que há preferências pessoais porque profissionais menos capacitados estão se dando melhor…

A questão é: como ter um maior reconhecimento? Neste post, vamos dar dicas para que você tenha uma postura mais adequada, que permita alcançar melhores resultados na sua carreira

Então, vamos lá?

A importância do reconhecimento no trabalho

Já passou o tempo em que o profissional acreditava que receber o salário no final do mês era suficiente. Hoje em dia, é preciso muito mais. O reconhecimento é uma peça-chave nesse processo, porque ele faz com que você se mantenha motivado.

Essa é a necessidade das pessoas que compõem o mercado de trabalho atual. Mais do que apenas um emprego, há o desejo de fazer algo realmente importante e do qual se goste.

Os líderes e gestores têm um papel fundamental nesse momento. Se eles souberem trabalhar bem o reconhecimento, conseguem manter a motivação no alto e obtêm como benefícios o engajamento e a satisfação da equipe.

Para o colaborador, a desmotivação causada pela falta de reconhecimento faz com que ele comece a ter altos níveis de ansiedade enquanto está no ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, outros colegas vivenciam essa situação ruim, que contagia a todos e piora o clima organizacional.

Além disso, qualquer cobrança feita pelo gestor se torna um problema, porque aumenta a sua sensação de injustiça. No final, a tendência é que você peça demissão por não aguentar mais trabalhar na empresa.

Porém, a situação não precisa chegar a esse ponto. Existem algumas atitudes que podem mudar esse cenário. Veja as dicas:

Tenha uma comunicação clara com o seu gestor

O líder precisa saber o que está acontecendo com você, porque às vezes ele nem sempre percebe, por estar sobrecarregado. Em outros casos, o líder está se desenvolvendo e ainda não tem todas as habilidades necessárias para entender o que ocorre.

Nessa situação, nada é melhor que o diálogo. Converse com o seu gestor e entenda que ele também tem defeitos. Não o julgue pelo que disser nem o culpe pelo que ele está vivendo. Procure uma conversa sincera e sem ataques, porque isso ajuda o líder a avaliar melhor o seu caso.

Assuma uma postura intraempreendedora

O seu comportamento é essencial para chamar a atenção do gestor. Quando você apenas faz o que mandam e não tem proatividade, fica mais difícil ser notado.

Para mudar esse cenário, assuma uma postura intraempreendedora. Em outras palavras, comece a criar, buscar e implementar ideias que possam trazer benefícios. Essa é uma capacidade diferenciada de avaliar cenários e encontrar oportunidades.

Mesmo que você tenha bastante tempo de casa, modifique seu comportamento. Achar que você merece uma promoção por estar há anos na empresa poderá comprometer seus resultados, sua carreira e o levar à desmotivação.

Solicite mais feedbacks

A falta de reconhecimento pode ser ocasionada por um problema de comunicação: você não sabe o que a empresa espera e seu gestor não comunica o que deve ser feito. O feedback pode solucionar esse problema.

É assim que você deixa de se esforçar para entregar o resultado Y, enquanto o gestor aguarda um resultado X. Além disso, o feedback é uma ferramenta excelente de aperfeiçoamento contínuo, desde que você esteja aberto às críticas.

Invista em sua formação

O aprendizado constante é uma das soluções mais indicadas para a falta de reconhecimento. Quando você busca uma especialização, um MBA ou mesmo um curso de educação continuada, demonstra que está disposto a aprender e alcançar um patamar mais elevado em sua carreira.

A formação complementar ainda permite que você antecipe tendências e saiba exatamente o que o mercado de trabalho espera. Assim, se não der certo mesmo nessa empresa, quem sabe você não arranja um emprego novo?

Participe mais ativamente dos projetos

A postura proativa é o primeiro passo para você se destacar dos outros profissionais. Estar disposto a participar de diferentes projetos, fazer coisas que nunca tentou e aprender sempre são atitudes que demonstram sua capacidade de reinventar e flexibilizar seu trabalho.

Mais do que isso: também é necessário participar ativamente dos projetos por meio de sugestões, compartilhamento de experiências, auxílio a colegas que estão com mais dificuldade em suas tarefas etc. São condutas simples, mas que impactam positivamente a visão do gestor sobre você.

Dialogue com outros colegas de trabalho

O compartilhamento de conhecimentos e experiências é necessário. Quando você tenta entender as dificuldades dos colegas e descobre como eles executam suas funções, tem a chance de reavaliar seus próprios métodos, encontrando formas mais simples de fazer as mesmas coisas.

Ao mesmo tempo, esse comportamento o transforma em uma referência e, por que não, um líder natural, que será facilmente reconhecido pelo gestor diante dos colaboradores que permanecem na inércia.

Inspire o reconhecimento na cultura da empresa

A atitude de apenas esperar ser reconhecido ignora que seus colegas passam por uma situação semelhante. Por isso, comece a mudar esse comportamento e incentive os outros colaboradores a agirem da mesma forma.

Elogie quando necessário, mostre que cada um tem uma participação fundamental nos resultados da empresa e deixe claro que todos devem se ajudar mutuamente. Esse hábito é digno de atenção e, é claro, de reconhecimento.

Como você pôde perceber, ser reconhecido no trabalho passa por muitas variáveis. Porém, é necessário evitar cair na frustração, já que isso pode fazer com que você se desmotive ainda mais e, como resultado, não chegue a lugar nenhum.

A mudança deve começar por você mesmo. Siga as dicas que repassamos e veja por que elas ajudam no seu reconhecimento no trabalho. Se gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais!

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