Como se destacar no mercado de trabalho?

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, os profissionais precisam entender a importância de prestar atenção em sua própria carreira. E, nesse processo, o aprendizado contínuo — de conhecimentos técnicos, administrativos e gerenciais — se torna uma necessidade básica, algo essencial para o sucesso no universo corporativo e empreendedor.

Na verdade, esse destaque depende muito da capacidade de realização do profissional, que, por sua vez, está atrelada à dedicação, à experiência e às diversas competências comportamentais que também devem ser desenvolvidas. Assim, é preciso adotar novas posturas capazes de criar condições favoráveis para a evolução pessoal.

Veja, a seguir, 11 dicas de como se destacar no mercado de trabalho, independentemente da sua área de atuação:

Entregue resultados satisfatórios

Resultados positivos são os pilares de sustentação dos negócios, e, por isso, um profissional capaz de entregar resultados excepcionais tem destaque imediato.

Para demonstrar toda a sua eficiência, você precisa entender as expectativas e as estratégias da empresa para direcionar as suas energias e os seus esforços em prol de objetivos comuns.

Desse modo, além do conhecimento, é preciso ter:

  • percepção do mercado;

  • visão estratégica;

  • capacidade de planejamento;

  • proatividade;

  • e senso de oportunidade.

Tome conta da sua imagem

A reputação de um profissional é fundamental para uma carreira bem-sucedida. Nesse caso, é preciso cuidar das suas condutas diárias. Alguns comportamentos são extremamente tóxicos, como:

  • apatia;

  • arrogância;

  • assédio;

  • atraso;

  • impaciência;

  • individualismo;

  • irritação;

  • isolamento;

  • e preconceito.

Tudo isso provoca danos irreparáveis à sua imagem, pois confirma a sua imaturidade e o seu despreparo. Nesse caso, o coaching é um mecanismo bastante útil para a identificação das forças e das fraquezas, tanto pessoais quanto profissionais.

Invista no aprendizado

O interesse pelo aprendizado é sempre bem-visto pelo mercado. Assim, é essencial investir em cursos de atualização, especialização ou pós-graduação. Ao mesmo tempo, é importante apostar na leitura e na pesquisa, participar de eventos e palestras, além de reforçar o networking.

Vale lembrar que um profissional que busca o aperfeiçoamento também demonstra a intenção de crescer dentro da empresa e evoluir na carreira.

Desenvolva competências

Outra dica de como se destacar no mercado de trabalho está relacionada ao desenvolvimento de competências comportamentais. Além dos conhecimentos técnico e gerencial, muitas outras habilidades são exigidas dos profissionais:

  • comprometimento;

  • disciplina;

  • empatia;

  • humildade;

  • persistência;

  • persuasão;

  • poder de negociação;

  • e resiliência.

A inteligência emocional também é determinante para que o profissional saiba lidar com as suas emoções e com as dos colegas e gestores. Somente dessa forma é possível administrar a pressão e os conflitos comuns no dia a dia das empresas.

Seja um bom comunicador

A comunicação interpessoal também é um fator importante para a carreira. Por meio de uma comunicação clara e assertiva, o profissional consegue expor as suas ideias e os seus argumentos de forma convincente.

Além disso, ele também é capaz de interagir e de colaborar com todos os membros da equipe, compartilhando informações e experiências. Essa habilidade é, portanto, indispensável aos profissionais que visam cargos de liderança.

Cuide dos relacionamentos

A coletividade e a cooperação também fazem parte do perfil do profissional de destaque. Por isso, é preciso cuidar dos relacionamentos, estreitar laços de companheirismo e fortalecer a colaboração. Assim, é mais fácil conquistar aliados — a ajuda mútua e a retribuição são, aliás, a melhor maneira de construir bons relacionamentos.

Aposte na flexibilidade

Profissionais flexíveis podem se adaptar rapidamente às novas realidades e demandas e estão prontos para enfrentar os imprevistos com criatividade e com segurança.

Urgências, prazos apertados e alterações nos projetos são algumas das situações frequentes no universo corporativo e, por isso, a flexibilidade passa a ser essencial para gerenciar todas essas variáveis.

Ser flexível depende da análise sobre as mudanças na sociedade e no mercado, que reforçam a necessidade de adequação. Nesse caso, é preciso deixar de lado as restrições e os antigos paradigmas para buscar novos aprendizados.

Abandone a zona de conforto

A zona de conforto pode ser entendida como um espaço onde as atividades, os hábitos e as posturas se encaixam em um padrão que é capaz de minimizar os riscos e as ameaças. Em linhas gerais, a zona de conforto é caracterizada pela acomodação, pela procrastinação e por uma produtividade mediana.

Então, abandonar a zona de conforto é mais uma dica para como se destacar no mercado de trabalho. Para tanto, é preciso superar os medos, partir para novos desafios e adotar uma atitude positiva — o que inclui otimismo, gentileza e uma dose de bom humor.

Ofereça soluções

Os profissionais mais valorizados em uma organização são aqueles que, diante de momentos difíceis, assumem a responsabilidade e agem com comprometimento, visando a solução dos problemas. Na verdade, as crises e as adversidades devem ser encaradas como oportunidades de mostrar capacitação, disposição, criatividade e ambição.

Tenha um plano de carreira

Um planejamento de carreira pode ser visto como um projeto abrangente e detalhado, que serve para direcionar o profissional aos seus objetivos. Em linhas gerais, inclui ações, cronogramas e metas a curto, médio e longo prazos.

Porém, esse planejamento deve considerar uma série de fatores — limitadores ou propulsores — identificados por meio do autoconhecimento. Assim, é possível criar um plano arrojado, mas factível, que reforce a motivação interna.

Explore a tecnologia

O avanço da tecnologia pode ser percebido em todas as áreas de conhecimento. Por isso, é fundamental dominá-la e explorar as sua funcionalidades. Há muitos aplicativos que podem auxiliar o profissional a organizar a agenda, criar listas de atividades, acompanhar pendências, definir prioridades e realizar uma gestão do tempo ainda mais eficiente.

Para aqueles que buscam uma recolocação ou que estão em transição de carreira, os sites de relacionamento profissional também são importantes, seja para ampliar a rede de contatos ou para acompanhar notícias sobre diversas empresas. Só não se esqueça de que, nas redes, é importante construir uma imagem adequada, que transmita credibilidade para os recrutadores.

E você, que estratégias usa para conquistar uma carreira de sucesso? Compartilhe as suas dicas de como se destacar no mercado de trabalho em nosso campo de comentários. Participe!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"