Como ser um gerente de marketing de sucesso?

O ramo de marketing tem crescido bastante nos últimos anos. Com o crescimento da tecnologia digital e da internet, as possibilidades para conhecer e entrar em contato com qualquer público aumentaram estratosfericamente. Nesse cenário, ser um gerente de marketing é algo bem vantajoso. Mas ainda é necessário cumprir alguns requisitos para ter sucesso nessa carreira.

Não existe uma cartilha fechada ou fórmula para se tornar um profissional de marketing de sucesso, mas quase todas as empresas têm guias para determinar quais habilidades eles esperam dos membros de sua equipe. Em especial dos gerentes. Veja aqui 7 características que costumam diferenciar um grande profissional aos olhos do mercado:

1. Exercite suas habilidades de comunicação

Um gerente de marketing é, acima de tudo, um comunicador. Ele é o responsável por representar a empresa para o seu público, zelar pela imagem que é passada e por como a marca é percebida de forma geral. Essa capacidade de comunicação em larga escala não costuma ser adquirida tão naturalmente. Ela precisa ser exercitada ao longo da carreira e do dia a dia do profissional.

Além disso, esse tipo de habilidade não deve ser voltado apenas para o público. Boa parte do contato realizado pelo gerente de marketing ocorre dentro de sua própria equipe, com seus sócios e com outras empresas. Quanto mais for possível trabalhar essa capacidade, mais versátil e eficiente você será.

2. Esteja informado sobre tendências de mercado

Conhecimento é poder, ainda mais na era da informação na qual vivemos. Capacidade de reunir, processar e armazenar dados é vital dentro de qualquer empresa e para cada profissional que trabalha nela. Acompanhar tendências de mercado é parte integrante do trabalho de marketing.

A melhor maneira de tornar essas buscas mais eficientes é inseri-las na sua rotina de trabalho, até que elas se tornem mais hábito do que obrigação. Como gerente de marketing, você já deve ter algumas fontes confiáveis às quais recorrer. Basta encaixar essas leituras em um horário fixo do seu dia. Logo elas não vão representar nenhum esforço.

3. Domine mais a tecnologia

Como já mencionamos, a era digital é um dos grandes motivos para que o setor de marketing tenha ganhado cada vez mais destaque. A quantidade de ferramentas disponíveis para estudar seu público, criar campanhas e bolar estratégias é maior do que nunca. E entender como tudo isso funciona é um ótimo passo para ser um gerente de marketing bem-sucedido.

Isso não significa que você deve abandonar qualquer formação que já tenha e começar um curso na área de TI. Isso seria bem contraproducente. Basta que você exercite o mesmo hábito do item anterior, lendo e se informando a respeito. Caso ache necessário, pode e deve fazer um curso de extensão, especialmente para dominar os softwares de marketing.

4. Fale mais de um idioma

Ser fluente em mais de uma língua é importante para quase todas as profissões por uma variedade de razões. Mas para um setor que lida regularmente com pessoas do mundo inteiro, entender corretamente os idiomas é um diferencial ainda maior. Um gerente de marketing que possa ir até a Alemanha, Espanha, Japão ou Estados Unidos por conta própria é um profissional cobiçado.

Saber mais de uma língua significa que você terá maior autonomia em viagens, poderá acompanhar artigos internacionais antes de serem traduzidos, entre outras vantagens. Não se limite apenas ao Inglês intermediário. Busque mais idiomas sempre que for possível.

5. Desenvolva uma visão analítica

Quando falamos em “visão analítica”, estamos nos referindo à capacidade de observar de forma crítica uma situação e entender todos os seus componentes. Assim como a questão da comunicação, a forma como um profissional pensa não é algo que pode ser ensinado no sentido pleno da palavra. É necessário exercitar essa habilidade para ser um bom gestor.

Uma forma simples de começar é sempre se perguntar, com todas as letras ou mesmo em voz alta, os porquês de determinada situação. Por exemplo, “por que um determinado grupo de clientes é interessado em determinado serviço?”, sempre evitando respostas excessivamente simplistas ou infundadas. Lembre-se: dados são a sua base para tudo.

6. Sempre tenha foco

Um dos maiores problemas nos novos profissionais, principalmente os millennials, é a falta de direcionamento e foco que pode ocorrer em alguns momentos. Como gerente de marketing, você não pode se dar ao luxo de não saber, ou ao menos ter uma noção, de em que direção deve caminhar.

Todo o trabalho e campanhas de marketing deve possuir um objetivo, algo palpável e mensurável. Essa meta pode ser definida de forma levemente genérica, como “aumentar a presença da marca”, mas você deve ter critérios muito claros para determinar seu sucesso. Da mesma forma, o caminho até tal objetivo deve estar bem esclarecido, a fim de manter a produtividade em dia e conquistar os objetivos traçados.

7. Busque formação e especialização

Um ponto bem simples, mas que ainda merece a devida menção. Um gerente de marketing de sucesso é quase sempre formado nessa área, com anos de estudo e alguma experiência na bagagem. Sem algum conhecimento teórico e técnica, é bem difícil garantir a qualidade do seu trabalho como profissional. Alternativamente, esse gerente pode ser formado em Administração, por exemplo, mas ainda deve ter uma pós-graduação na área.

Além de toda a base, é importante que você, enquanto profissional, continue se especializando em alguma área para melhorar seu desempenho. Um gerente focado em marketing digital é muito mais eficiente em sua própria área do que em field marketing, por exemplo. Além de ser mais valorizado no mercado, um especialista é quase sempre melhor do que a média em seu serviço.

O gerente de marketing que tenha essas qualidades certamente agregará valor para todas as companhias para as quais contribuir, com seu talento e também com o empenho diante os desafios do mercado. Ele também terá capacidade para ter uma visão empreendedora, capaz de trazer benefícios para sua carreira.

Agora que você já sabe como se tornar um gerente de marketing de sucesso, é hora de começar a trabalhar seu desempenho. Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

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