Como ser um profissional inovador de verdade?

Hoje em dia, ter a capacidade de criar algo novo é praticamente um pré-requisito para o sucesso. Cada profissional precisa possuir um diferencial, algo que vá além da sua eficiência e produtividade diárias.

Alguns acreditam que, para ser um profissional inovador, é necessário ter nascido com um dom, como se a criatividade fosse um talento exclusivo. Porém, a verdade é que qualquer pessoa pode atingir esse patamar por meio do aprendizado.

Inovação não é um privilégio de nenhum grupo ou geração. Não é necessário ter a experiência de um grande gestor para encontrar novas formas de trabalho, nem ser jovem para conseguir elaborar algo que ninguém nunca tinha visto.

Se você deseja inovar na sua área, pode começar a trabalhar essa capacidade agora mesmo. Veja, a seguir, algumas atitudes indicadas para quem quer se tornar um verdadeiro profissional inovador!

1. Pratique sempre a proatividade

Em muitos momentos, a diferença entre o inovador e o seguidor é quem agiu primeiro. Se você esperar sentado um convite para criar algo, é provável que alguém crie antes de você.

Por isso, sempre que tiver uma boa ideia, não demore a discuti-la com o restante da equipe. Mesmo que ela não pareça ter futuro, algo interessante pode surgir a partir da discussão.

A proatividade não deve emergir apenas na hora de inovar, mas precisa ser cultivado como algo rotineiro no trabalho. Dar um passo à frente para ajudar um colega em uma tarefa ou cobrir uma ausência, por exemplo, são algumas das atitudes que um profissional inovador costuma praticar no seu dia a dia.

2. Procure novas especializações

Aqueles que param de estudar quase sempre perdem o passo em relação ao resto da equipe. Não basta apenas ter um diploma, é importante continuar se atualizando e especializando dentro do seu setor. Pode não parecer uma atitude intrinsecamente inovadora, mas é muito mais difícil criar algo novo quando você não conhece os antecedentes.

E essa atualização deve ser feita periodicamente. Como regra, um bom profissional inovador deve buscar um novo curso de complementação a cada 2 anos, no máximo. Se um curso durar entre 6 meses e 1 ano, você terá pelo menos 1 ano para colocar em prática tudo o que aprendeu e aproveitar os frutos da sua nova formação.

3. Busque novas experiências

Especializar-se é importante, mas não é a única coisa que um profissional inovador deve buscar. Boas ideias costumam surgir a partir de detalhes, momentos de relaxamento ou mesmo em circunstâncias inesperadas. Por isso, é importante que você não se limite a um campo de conhecimento. Busque algo diferente a fim de alimentar o cérebro e deixar seu trabalho mais produtivo e único.

Coisas simples como a prática de um esporte, leitura, cinema e viagens podem ajudar a limpar a mente dos padrões já estabelecidos de qualquer área, dando mais espaço para ideias novas. Em alguns casos, uma inspiração pode surgir a partir dessas atividades.

4. Tenha senso de necessidade

Inovar não é só aparecer com algo que nunca foi visto. É pensar em uma solução nova para atender a uma demanda antiga. Um profissional inovador sabe reconhecer o que seus colegas precisam, entregando novas ferramentas e recursos a fim de que suas tarefas se tornem mais fáceis.

O senso de necessidade não é um aspecto fácil de trabalhar. Essa é uma qualidade que envolve muito mais intuição, sendo algo relativamente subjetivo. Mas você pode exercitar certas perguntas como “qual é a demanda principal de determinado setor?”. Algo simples como isso já contribui bastante.

5. Questione com regularidade

Sem questionar algo que é oferecido como verdade absoluta, você não vai conseguir inovar em seu trabalho e ter um diferencial competitivo. Para criar novidades, quase sempre é necessário romper paradigmas, alguns fortemente enraizados nos procedimentos da empresa.

Um profissional inovador não deve permanecer na sua zona de conforto por muito tempo. Ele precisa sair e encontrar algo que ainda não foi explorado.

Uma boa técnica para exercitar o hábito de questionar é sempre rebater uma afirmativa categórica com uma pergunta curta e direta. Por exemplo, sempre que alguém disser que “o cliente tem sempre razão”, você pergunta: “será que tem mesmo?”. Este é um ditado que nem sempre é interpretado da maneira correta. Ao questioná-lo, você poderá entender o que significa e aplicá-lo melhor no seu dia a dia.

6. Descomplique

A inovação não precisa ser algo complexo, rebuscado e difícil de implementar. Pelo contrário. Algumas das ideias mais revolucionárias foram aplicações extremamente simples, tanto que podem passar despercebidas aos olhos. Talvez uma nova ideia esteja na sua frente agora mesmo e você apenas não lhe deu a devida atenção ainda.

Se você quer ser um profissional de sucesso e inovador, não se preocupe em reinventar a roda. Foque em elementos palpáveis do seu cotidiano e em formas simples de torná-los mais eficazes. Menos aparato significa menores chances de falha.

7. Trabalhe em equipe

Ninguém inova sozinho. Cooperação não é só um conceito empresarial. É uma oportunidade para que novas coisas se criem. A ideia de uma única mente criativa, alguém muito à frente de seu tempo, é uma falácia.

Qualquer criação ou mudança, da mais inusitada à mais trivial, é fruto de um esforço conjunto. Se você pretende ser um profissional inovador, melhore suas habilidades de trabalho em equipe.

8. Corra riscos calculados

Inovação sempre traz riscos. Isso é um fato. Então, por que tantas pessoas buscam inovar quando, em tese, isso seria algo perigoso? Isso ocorre porque os resultados podem compensar o risco sofrido.

A questão aqui é não correr perigos desnecessários. Sempre que você estiver em busca de alguma mudança, lembre-se de avaliar os riscos e criar um plano de ação. Colocar muitos recursos a perder sem um propósito não é benéfico.

Agora que você já sabe quais habilidades deve trabalhar a fim de se tornar um profissional inovador, é hora de começar a aprendê-las.

Acha que esse artigo pode ser útil para mais alguém? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre como é possível aprender a inovar.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"