Conheça os segredos de 7 gestores de sucesso!

Qualquer carreira é feita de altos e baixos. No ramo dos negócios não é diferente. Por isso, é preciso estar preparado para enfrentar os obstáculos que aparecerão no seu caminho. A jornada para ser um gestor de sucesso pode ser longa, mas é necessário ser persistente!

Se você deseja se destacar e crescer profissionalmente, traçar um plano de carreira e buscar por qualificação é fundamental. No entanto, também há outros pontos que devem ser trabalhados caso você queira se tornar um bom líder e entregar resultados positivos para a sua empresa.

Quer saber quais são eles? Acompanhe o post de hoje e conheça 7 gestores de sucesso e o que eles fizeram para se consolidar como líderes tão influentes e respeitados!

1. Steve Jobs

Quem nunca ouviu falar sobre o fundador da Apple, que serve de inspiração para todos os gestores que sonham em alcançar o sucesso?

Steve Jobs nos deixou um legado graças à sua visão empreendedora. Contudo, foi aos poucos que ele conseguiu se tornar um ícone do ramo tecnológico. Isso porque, no início de sua carreira, a Apple funcionava na sua garagem. Além disso, um pouco depois de fundar a empresa, ele acabou sendo demitido do seu próprio negócio por questões de participação e ações.

Jobs não desistiu e deu a volta por cima ao fundar a NeXT e vendê-la para a Apple, o que o levou de volta à sua companhia. E sua carreira não para por aí! Jobs ajudou a criar a Pixar, que mais tarde foi comprada pela Disney. também foi ele quem ajudou a popularizar a informática e revolucionar o mundo digital.

Podemos tirar lições valiosas de sua trajetória, tais como a resiliência, a força de vontade para trabalhar com o que ama, a necessidade de aprender a antecipar as tendências futuras e ter humildade para saber lidar com o fracasso.

2. Jack Welch

O ex CEO Jack Welch teve uma longa carreira bem-sucedida na General Electric e, atualmente, ele ministra palestras e publica livros relevantes para o ramo dos negócios, como “76 fatores críticos para o sucesso” e “Paixão por vencer”.

A sua história é inspiradora pois ele veio de origem humilde e foi o primeiro de sua família a ir para a Universidade. O seu sucesso se deu graças às suas competências de liderança e técnicas de gestão executadas na GE.

Segundo Welch, o líder é uma pessoa que sabe inspirar e motivar a equipe, estando aberto a mudanças e novas ideias. Também é necessário que o líder engaje os colaboradores e os ajude a despertar a paixão pelo que fazem, dando-lhes maior autonomia para tomar suas próprias decisões. Dessa forma, é possível criar uma cultura do aprendizado, necessária para o sucesso da empresa, visto que todos aprendem com os erros e podem crescer juntos.

3. Luiz Antônio Seabra

Brasileiro e dono da Natura, uma das maiores empresas de produtos de beleza da América Latina, Luiz Antônio Seabra teve o sucesso garantido graças ao seu plano de carreira. Ele iniciou sua trajetória no universo da tecnologia, sendo superintendente da Remington Rand, entretanto, mudou de ramo para fazer o que amava.

O diferencial da sua empresa são as vendas diretas e o seu maior contato com o público, o que fez com que Luiz entendesse melhor o comportamento dos consumidores de cosméticos, concluindo que o processo de decisão de compra era baseado no bem-estar, autoestima e satisfação desses potenciais clientes.

Além disso, o líder da Natura apresenta em sua marca uma cultura de preservação da natureza e consciência ambiental, o que torna sua empresa sustentável, característica importantíssima nos dias de hoje.

O seu planejamento, criatividade, dedicação e visão mais humanizada são fatores a serem levados em consideração por qualquer um que deseja se tornar um gestor de sucesso.

4. Ralph Lauren

Ícone do mundo fashion, Ralph Lauren iniciou sua carreia do zero, vendendo para os amigos gravatas que ele mesmo confeccionava, enquanto estudava. Vindo de uma periferia nova-iorquina, hoje ele é dono de uma fortuna de bilhões de dólares e conquistou o mundo com sua grife masculina.

Ele teve persistência para crescer, já que veio de origem humilde, e visão para atender às necessidades do mercado, pois expandiu sua marca para mulheres, crianças e investiu também em acessórios, como óculos e perfumes. Essas são características desejáveis em líderes bem-sucedidos.

5. Luiza Trajano

O Magazine Luiza começou como uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo, chamada “A Cristaleira”, gerida pelos tios de Luiza Trajano. Com o passar dos anos, o negócio se expandiu para outras cidades. Porém, foi a posição de liderança tomada por Luiza o que fez com que a empresa tomasse grandes proporções, se tornando uma grande loja de departamentos.

Foi durante a sua gestão que o Magazine Luiza se consolidou como pioneira no comércio eletrônico. Luiza também passou a investir em liquidações e na ascensão de seus funcionários, que começaram a ter maior autonomia nas tomadas de decisão da empresa.

Para seguir o exemplo de Luiza, é fundamental investir no atendimento de qualidade ao cliente e em inovações de seus serviços e produtos, além de estar aberto aos feedbacks negativos e impulsionar os funcionários a crescerem profissionalmente.

6. Robinson Shiba

O fundador da China In Box também passou por grandes dificuldades até se tornar um gestor de sucesso e trabalhar com o que realmente gostava. Isso porque, em uma viagem para os Estados Unidos para aprimorar o seu inglês, Robinson foi assaltado e perdeu todo o seu dinheiro. Por isso, precisou trabalhar como lavador de pratos e entregador de fast food.

A partir dessa experiência, ele notou como o delivery era um bom negócio e, até então, uma tendência inovadora no Brasil. Um tempo depois de voltar para o país, Shiba iniciou sua empreitada de entrega rápida de comida chinesa e teve total apoio de seu pai, que chegou a vender um apartamento por um terço do preço a fim de conseguir capital para investir na ideia do filho.

Para se tornar bem-sucedido como é atualmente, Shiba precisou estudar minuciosamente o negócio. Teve perseverança e aprendeu que um gestor precisa saber voltar atrás quando toma atitudes falhas, e dar importância às pesquisas de mercado — uma vez que suas franquias na Argentina e no México não deram retorno, pois o gestor não procurou saber se os seus clientes em potencial gostavam de comida chinesa.

7. Sônia Hess

Desde pequena, Sônia aprendeu com seus pais o significado da palavra “perseverança”. A família mantinha uma vendinha humilde de secos e molhados no primeiro andar de sua casa. Em uma época de crise financeira, a mãe de Sônia decidiu descosturar uma camisa para entender como a peça era feita. Então, com a ajuda de duas costureiras, produziu mais três camisas, que logo foram vendidas. Foi assim que nasceu a empresa “Dudalina”.

Sônia tomou gosto pelo negócio da família e passou a dar consultorias para outras empresas. Anos depois, e após vários contratempos, ela voltou a fazer parte da Dudalina e se engajou, trabalhando com o desenvolvimento dos produtos, vendas e marketing, adquirindo maior experiência no ramo, o que a levou à liderança da empresa.

Sônia transformou a Dudalina: antes, a empresa confeccionava apenas camisas masculinas, mas Sônia lançou uma linha feminina. Seu lado criativo e a força de vontade para conquistar a nova clientela fez com que a empresa crescesse cada vez mais, tornando-se reconhecida no exterior.

Uma de suas habilidades como líder é ser carismática e gostar de estar em contato com as pessoas. Afinal, qualquer que seja a empresa, é fundamental que o seu gestor seja alguém aberto e amigável. Ainda, a sua forma de manter os funcionários motivados e envolvidos com suas funções é mostrar a eles como ela mesma está comprometida com a empresa e o quanto gosta do seu trabalho.

Agora que você já sabe o segredo desses gestores de sucesso, que tal compartilhar o post de hoje nas redes sociais e ajudar outras pessoas a se tornarem líderes melhores?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"