Diferencial competitivo: o que é preciso para conquistá-lo?

Independentemente de sua área de atuação, se levarmos em consideração que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é importante traçar as melhores estratégias para que você se diferencie de outros profissionais. Mas como colocar isso em prática? Quais são as melhores formas de adquirir diferencial competitivo hoje em dia? Confira estas sugestões:

Atualize-se

Um dos maiores impeditivos para que você se destaque de outros profissionais de sua área é a falta de atualização. Isso pode ocorrer em diversos aspectos: acadêmicos, técnicos, em relação às principais tendências do mercado, entre outras coisas.

Não é por outro motivo que essa dica encabeça a nossa lista: é uma das medidas mais importantes que você deve internalizar. Busque ler artigos, notícias e blogs especializados em sua área de atuação. Aproveite o tempo livre para aprimorar seus estudos, reciclar conhecimentos profissionais e participar de cursos e eventos de atualização.

Seja flexível

Já falamos aqui sobre como a flexibilidade e a capacidade de adaptação são algumas das sete características profissionais mais buscadas pela empresa. No entanto, é imprescindível que você aplique esses conceitos também em sua rotina de trabalho.

Profissionais flexíveis são aqueles dispostos a assumir novos desafios, inovar em termos de gestão, se adaptar às características de um mercado em constante transformação, além de recepcionar os desafios como uma chance de novos aprendizados. Adote você também essa máxima profissional e veja como seu trabalho terá maior respaldo entre superiores, líderes e outros profissionais.

Faça uma pós-graduação

Cursos de pós-graduação são ótimas formas de se diferenciar da concorrência. Cada vez mais, não basta contar apenas com uma graduação no currículo. Os melhores profissionais são aqueles que estão em constante desenvolvimento, e um currículo acadêmico atualizado demonstra isso. É bastante possível que a capacitação profissional seja a questão mais importante na vida de um profissional, sendo considerada o principal ponto para garantia de um diferencial competitivo em processos seletivos e decisões de promoção de funcionários.

Ao escolher seu curso de pós-graduação, dê preferência a instituições de ensino de qualidade, que tenham boa reputação não apenas no mercado em que você atua, como também entre os gestores, CEOs e outros profissionais que você tem como referência. Para obter essas informações, vale a pena conversar com essas pessoas, fazer uma ampla pesquisa e encontrar a pós-graduação mais adequada para o futuro profissional que você deseja.

Explore conhecimentos de gestão de pessoas

Não importa a área em que você atua: quanto mais você progride na carreira, maiores serão as funções relacionadas à gestão de pessoas e equipes. Infelizmente, ainda que isso seja uma constante no dia a dia de profissionais de sucesso, não se ensina gestão de recursos humanos em grades curriculares e estágios de formação profissional.

Por isso, se destaque de seus concorrentes por meio de um conhecimento aprofundado de gestão estratégica de pessoas. Cursos de pós-graduação nessa área, leituras especializadas no tema e aplicações práticas de técnicas de recursos humanos no ambiente corporativo são boas formas de colocar isso em prática. E se você realmente tem interesse em assumir cargos de gerência, confira aqui 7 passos para atingir esse objetivo antes dos 30 anos.

Compreenda as metodologias utilizadas na gestão de projetos

Por falar em gestão, outro aspecto natural envolvido na progressão de uma carreira é o crescimento de responsabilidades na área de gestão de projetos. Afinal, os procedimentos de produção, prestação de serviços, concepção de conceitos e desenvolvimento de atividades no ambiente corporativo, independentemente do ramo, fazem parte do cotidiano de um profissional em ascensão.

Para não ficar para trás, invista em capacitação nessa área. A exemplo do que pode ser feito com a gestão de pessoas, você pode cursar uma especialização e aprofundar suas leituras sobre esse tema!

Entenda a melhor forma de aplicar seus conhecimentos

Ainda que capacitação técnica e acadêmica seja importante, nem todos os profissionais que passam por esse curso sabem como aplicar os conhecimentos adquiridos no cotidiano da empresa. De nada adianta se especializar se você não souber como aquilo poderá ter relevância prática.

Por essa razão, sempre busque um diferencial competitivo em seu dia a dia profissional por meio da aplicação prática de informações, tendências, publicações e outras notícias que possam ser significativas para seu sucesso profissional. Não fique apenas na teoria. Experimente, teste diferentes práticas, invista em laboratórios reais de aplicação desses conhecimentos.

Acompanhe as principais tendências do mercado

A maioria das áreas de atuação profissional está em constante mudança, As transformações são variadas: novas formas de organizar processos, inovações tecnológicas, nichos de mercado ainda não explorados, retorno de padrões antigos de produção e consumo, entre outras coisas. Por que não ter mais atenção a essas tendências de mercado?

Para ficar por dentro desse tipo de transformação, é essencial acompanhar as principais publicações de sua área, bem como participar de eventos especializados. Para se adaptar em áreas altamente reguladas, como Telecomunicações e Direito, por exemplo, é preciso ficar atento às mudanças legislativas e decisões jurisprudenciais. Se você atua em uma área que apresenta mais barreiras de entrada a novos atores, o ideal é que sejam priorizadas pesquisas de mercado e tendências de consumo.

Invista em networking

Outra maneira de contribuir para seu diferencial competitivo no mercado de trabalho é um investimento constante em networking. Ainda que você esteja feliz na empresa em que atua, ou não deseje nem mesmo mudar de área, é sempre bom manter os mais diferentes contatos profissionais que podem vir a ser relevantes no futuro.

Um bom networking, no entanto, passa por duas estratégias distintas de desenvolvimento. A princípio, é preciso captar novos contatos e estabelecer novos relacionamentos profissionais. Para isso, você pode participar de cursos, eventos, congressos e reuniões com pessoas que sejam referência em sua área de atuação.

Em um segundo momento, você deve cultivar esses contatos, seja por e-mails, telefonemas e reuniões ocasionais, seja por meio de troca de favores profissionais, indicações e outros tipos de colaboração no ambiente de trabalho.

E você? O que tem feito para adquirir um diferencial competitivo em seu dia a dia? Aproveite também para conferir um passo a passo sobre como alcançar sua ascensão profissional!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"