Pós-graduação com módulo no exterior: conheça 6 vantagens!

Que as exigências do mercado estão cada vez maiores, você já deve estar cansado de saber. Mas, nesse contexto, o que você tem feito para acompanhar as constantes mudanças?

É claro que fazer minicursos e participar de palestras ou congressos é importante para sua capacitação e incrementa o seu currículo. Porém, já parou para pensar o quanto uma pós-graduação seria uma experiência enriquecedora e faria uma grande diferença na sua vida profissional?

Melhor ainda: e se você optar por uma pós-graduação com módulo no exterior? Não sabe muito bem o que isso significa? Continue a leitura e descubra!

Como funciona a pós-graduação com módulo no exterior?

Esse tipo de pós-graduação é ideal para aqueles que não podem fazer um curso completo no exterior e uma longa viagem não está nos seus planos — seja por não conseguir tirar uma licença do trabalho ou por não poder passar muito tempo longe de casa.

Ela oferece um grande diferencial: além de desenvolver novas habilidades durante as aulas normais do curso, que acontecem no Brasil, e ter mais chances de ascender profissionalmente, você também dará um upgrade no seu currículo graças aos módulos internacionais.

É o seguinte: apesar de cumprir a maior parte da carga horária no Brasil, dependendo da Instituição de Ensino escolhida, você poderá viajar para um ou mais países, por um período de uma semana a um mês, no meio ou no fim do curso.

Na área de gestão, isso se torna um grande diferencial competitivo, visto que há universidades no exterior que são referência mundial para esse ramo. Além disso, você pode acompanhar de perto como funcionam algumas multinacionais e quem sabe até participar de palestras ou workshops com profissionais de peso no mundo dos negócios.

Quais são as suas vantagens?

Ainda não se convenceu da importância de cursar uma pós-graduação com módulo no exterior? Acompanhe estas 6 vantagens e não perca mais tempo!

1. Reconhecimento profissional

Você pode até pensar que já possui uma vasta experiência profissional e que isso é o bastante para ocupar uma posição de liderança. Infelizmente, não é bem assim.

Tem se tornado parte do senso comum cursar uma pós-graduação. Afinal, com a grande competitividade, um diploma de graduação não é o suficiente para muitas empresas. É claro que foi ele quem abriu as portas para que você entrasse no mercado de trabalho, entretanto, a pós-graduação vai deixá-lo muito mais preparado e confiante para assumir altos cargos.

Dessa forma, você está sempre um passo à frente na empresa, já que se tornará um especialista na sua área e passará muito mais confiança para a equipe. Ainda, o fato de você ter complementado o seu curso no exterior, mesmo que por pouco tempo, fará com que você se sobressaia, visto que demonstra vivência e que você busca o melhor para a sua vida profissional.

2. Networking

É fundamental construir uma rede sólida de amizades e parcerias profissionais, não importa qual seja a sua profissão. E a pós-graduação com módulo no exterior é o melhor lugar para isso!

Você poderá conhecer professores renomados na sua área ou colegas de classe que, por sua vez, provavelmente também têm o seu próprio círculo de amizades influentes — tudo isso durante as aulas assistidas aqui no Brasil. Além disso, ainda haverá a possibilidade de conhecer profissionais estrangeiros, que podem abrir portas para um futuro intercâmbio, informar sobre uma vaga em uma empresa internacional ou indicar outros cursos que darão maior prestígio.

3. Experiência internacional

Uma viagem internacional é uma das experiências mais intensas que alguém pode ter. Melhor ainda se for realizada com o objetivo de qualificação profissional.

Mesmo que tenham uma duração menor, os módulos no exterior serão como um selo de qualidade no seu currículo e no desenvolvimento da sua carreira. Isso porque você vai vivenciar o seu nicho profissional em uma cultura bem diferente da sua, o que vai mudar tanto sua perspectiva em relação à profissão quanto a visão que a equipe terá de você.

Também, você terá a chance de analisar e compreender como funciona a sua profissão no exterior, podendo se inspirar em novos pensamentos e ser influenciado por aquilo que acontece fora do seu país. Já pensou em como seria incrível aprender algumas técnicas inovadoras lá fora e trazê-las para o seu ambiente de trabalho?

4. Aperfeiçoamento do Inglês

Não é novidade nenhuma que esse idioma passou a ser pré-requisito para qualquer profissional, principalmente devido ao aumento da globalização. Afinal, o Inglês é o idioma que apresenta maior influência em todo o mundo: é a língua de vários cursos, artigos e livros de negócios, por exemplo.

Portanto, para você obter cada vez mais conhecimento e crescer profissionalmente, é necessário saber a língua inglesa. E a melhor forma de aprender ou aperfeiçoar o inglês, sem dúvidas, é por meio de uma viagem.

Mesmo que seja por poucos dias, esse tempo já será bastante significativo. Isso porque você terá um contato direto com o idioma, estando cercado por ele diariamente, e ainda aprenderá expressões ligadas à sua profissão sendo utilizadas em seu próprio contexto.

5. Visão global

Você sabe que cada vez mais empresas multinacionais entram no nosso país, certo? Por esse motivo, é preciso que os novos perfis de gestores apresentem uma diferença: a visão global. Para que você cresça na sua profissão, é preciso que você tenha uma visão mais ampla do mundo dos negócios e se interesse pelo que acontece fora do país.

É necessário, também, saber se adaptar a outras culturas. Lembre-se de que atualmente é comum uma empresa ser composta por pessoas de diferentes países, com formações distintas e maneiras divergentes de lidar com os negócios. Então, um gestor de sucesso saberá comandar uma equipe mesmo com toda essa diversidade, e terá maior competência para usar esses vários tipos de conhecimentos e personalidades em prol da empresa, agregando maior valor a ela.

6. Crescimento pessoal

Por fim, e indo além do currículo, optar por uma graduação com módulo internacional será enriquecedor para a sua vida pessoal. Não é todo dia que podemos conhecer diferentes culturas, ampliar a nossa visão de mundo, sair da nossa zona de conforto, fazer laços com outras pessoas e conhecer novas ideias que poderão ser empregadas tanto no nosso ambiente de trabalho quanto em nosso dia a dia.

Sendo assim, dedique-se ao máximo quando for cursar uma pós-graduação com módulo no exterior. Aproveite a experiência de se qualificar no Brasil e, ainda, participar de atividades durante a viagem, estudar a realidade da sua área fora do nosso país e colocar em prática tudo o que aprendeu nas aulas!

E então, compreendeu as vantagens de fazer uma pós-graduação com módulo no exterior? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"