Qual o caminho para a liderança empresarial?

Tem sido cada vez mais comum ver cursos sobre liderança empresarial. Isso é bastante coerente, uma vez que a pergunta “Como ser um bom líder?” vem sendo repetida na mente de quase todos os gestores, independentemente da área de atuação. Mas tornar-se um gestor de excelência não acontece da noite para o dia.

Se você é um dos gestores que pretendem exercer uma boa liderança empresarial, continue conosco e descubra um pouco mais sobre como ser um líder! Acompanhe!

Saiba o que é ser líder

Ser líder, ao contrário do que muitos imaginam, não diz respeito apenas a ser um guia para a equipe. O verdadeiro líder não segue à frente apontando o caminho: ele está lado a lado com seus companheiros, tendo sempre em mente que todos vão percorrer juntos essa trilha — e, por isso, toda opinião importa.

O verdadeiro líder motiva seus colegas, está a par de tudo, ajuda e se permite ser ajudado. Ele é o tipo de profissional que se destaca, pois consegue lidar com as pessoas e os problemas com maestria.

Para ser um verdadeiro líder, é preciso saber que o caminho é longo e muitas vezes difícil. Mas, com dedicação e estudo, o percurso será bem mais fácil.

Tenha autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, é preciso que você entenda todos os seus pontos fortes e fracos. Como você conseguirá lidar com as pessoas, se nem conhece a si mesmo? Como verá as qualidades e defeitos na sua equipe, se nem reconhece as próprias virtudes e problemas?

Reflita sobre você mesmo, quantas vezes forem necessárias. O que deve aprimorar? Quais pontos deve reforçar? Esse é o primeiro passo para focar e melhorar suas capacidades intrapessoais para ser capaz de ascender profissional e pessoalmente.

Entenda sua equipe

Para conseguir se relacionar com o seu pessoal de maneira eficiente, é de extrema importância que você os conheça. Não apenas no âmbito profissional: tente entender como são, o que pensam e quais são suas motivações, por exemplo.

Sendo assim, será mais fácil saber como lidar com cada membro, como eles trabalham, como funcionam sob pressão, entre outros aspectos. O convívio também será mais tranquilo, amistoso e bom para todos.

Coloque a liderança empresarial em prática

Aqui estão algumas das características que todo líder nato tem em comum. Use-as como guias:

Ser humilde

Por ter um papel central na sua equipe, muitas vezes pode parecer que suas opiniões ou decisões são as mais importantes. Mas, para ser um verdadeiro líder, é necessário que você tenha consciência de não ser o “senhor da verdade” nem se achar mais qualificado que os demais. É essencial saber suas próprias limitações e ter respeito e reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe. Afinal, humildade é uma característica de todo bom líder.

Saber ouvir

Mesmo sendo algo simples, muitos gestores não conseguem de fato escutar os membros do seu time. Saber ouvir não é apenas seguir o que é dito. É necessário, sim, compreender opiniões diversas — e muitas vezes contrárias às suas — e considerar dicas sugeridas pelos seus colegas.

Um verdadeiro líder ouve o que lhe é dito e vai além: reflete sobre o que ouviu, analisa a situação, aplica o que escutou à realidade estratégica da companhia e orienta sabiamente sua equipe para os objetivos de toda a empresa.

Valorizar críticas

Aqui está uma das maiores diferenças entre ser líder e ser chefe: o modo de receber críticas. Um chefe as rejeita, tratando o seu modo de pensar como o mais correto. Já um líder recebe os feedbacks negativos de mente aberta, reflete sobre deles e, junto a seus companheiros, vê o que é mais viável para o grupo.

Isso não significa que você deva deixar de lado suas convicções e aceitar as outras de pronto. Mas é fato que se faz necessária a reflexão, a fim de determinar o que é melhor para todos.

Dominar a arte do feedback

Quando uma tarefa é feita, com ela vem um feedback — que pode ser positivo ou negativo. Para qualquer caso, o líder deve saber como passar essa informação aos seus colaboradores, a fim de evitar desanimar aquele funcionário que tenha pontos a aprimorar, ou envaidecer exageradamente alguém na hora dos elogios.

O ideal é sempre planejar a maneira de fornecer feedbacks, ressaltando o que foi feito de forma adequada e dando orientações no que pode ser melhorado, falando de forma equilibrada, tranquila e segura.

Ter empatia

Entender aquilo que o outro está passando também é uma aptidão que todo líder precisa desenvolver. Afinal, ao lidar com pessoas, mesmo em um ambiente corporativo, é indispensável não se esquecer do caráter humano.

Falhas ocorrem, humores mudam. Os motivos são diversos, mas nada que uma boa conversa não resolva. Tentar entender os valores pessoais de cada um da sua equipe certamente contribuirá para o crescimento geral.

Continuar adquirindo conhecimento

Para ter uma liderança empresarial cada vez melhor, é necessário que o líder se mantenha em estudo e pesquisa, atualizando-se a partir de cursos e palestras. Assim, continuará capacitado e melhorando o próprio desempenho e o de sua equipe.

Que tal fazer uma especialização, uma pós-graduação ou MBA, por exemplo? Esses cursos trazem conhecimentos imprescindíveis para quem quer fazer um bom trabalho de liderança empresarial. 

Compreender como delegar

Uma das coisas mais importantes de ser um bom líder (e o centro de uma equipe de trabalho) é, com certeza, saber distribuir tarefas de maneira eficiente, justa e proporcional. Para tanto, é necessário levar em consideração as habilidades e aptidões de cada colaborador. 

Comece então a treinar essa identificação, ligando as pessoas certas às atividades adequadas, e será nítido o aumento da produtividade. 

Inspirar e ser inspirado

Um líder é um exemplo a ser seguido. Por isso, deve inspirar sua equipe, em todos os sentidos. Permita-se motivar a coragem, interesse, empenho, destreza, alegria, bom humor e o que for melhor para você e sua equipe. E permita que seu time também lhe inspire!

Ser um bom líder será uma tarefa árdua, de crescimento dia após dia. Mas isso não deve ser um impedimento nem deve ser adiado. Quanto antes você puser em prática todas essas estratégias para uma liderança empresarial eficaz, mais facilmente conseguirá seguir o caminho que você e sua equipe traçaram!

Gostou de ter essa ajuda para melhorar a sua liderança empresarial? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"