MBA Executivo Internacional: por que fazer?

Para quem deseja evoluir na carreira executiva e ascender profissionalmente, conquistando promoções ou novas oportunidades de trabalho, continuar os estudos é essencial. Nesse contexto, é preciso se especializar e ampliar suas habilidades de liderança, o que pode ser obtido por meio de um Master in Business Administration (MBA). Todavia, para realmente se destacar da concorrência, um MBA Executivo Internacional com módulos internacionais tem maior relevância e importância.

Esse tipo de programa de estudo possui muitos benefícios que podem impulsionar a carreira de um profissional, pois costuma prepará-lo para o cenário mercadológico internacional, não somente para o brasileiro.

Quer saber mais sobre essa opção de MBA e quais as suas principais vantagens? Então continue lendo e descubra!

O que é um MBA Executivo com módulos internacionais?

Em um MBA Executivo com módulos internacionais, o profissional começa a fazer aulas e outras atividades numa instituição de ensino nacional, porém em algum momento do curso ele terá que cumprir módulos em um ou mais países no exterior.

O processo é todo planejado e organizado pela instituição, que passa as orientações e estrutura os conteúdos que serão aprendidos lá fora, além de selecionar os locais de ensino e profissionais que ministrarão as aulas.

Essa modalidade de MBA tem alguns atrativos que as opções tradicionais não possuem, além de muitos benefícios. Separamos 8 deles a seguir, confira!

1. Vivência internacional

A primeira vantagem que o estudante desse tipo de MBA terá é a vivência internacional adquirida. Isso contribui para que ele tenha uma noção mais profunda sobre culturas distintas da brasileira, sobre formas diferentes de trabalhar e outras peculiaridades dos países visitados. Tais pontos contribuem com o crescimento profissional e aumentam as percepções sobre diferentes mercados.

Outro benefício é que a vivência internacional permite ao profissional entrar em contato com soluções e ideias que nem sempre vemos em terras brasileiras, de modo que ele poderá contribuir com inovações para sua empresa ou negócio ao retornar.

Vale destacar que existem programas de MBA com módulos internacionais que enviam seus estudantes a vários países e não somente um, de modo que eles consigam ampliar ainda mais suas vivências e aquisições de conhecimentos.

2. Troca de experiências com profissionais de outros países

Outro ponto positivo é a troca de experiências com profissionais de outros países, sejam eles professores, orientadores, colegas ou pessoas que os estudantes venham a conhecer. Isso é importante para aqueles que buscam aperfeiçoar suas habilidades no campo da liderança empresarial, pois passam a ter maior noção da grande diversidade de ideias, comportamentos e visões que existem no mundo, lidando melhor com elas.

3. Diferenciação para o currículo

As experiências internacionais obtidas num MBA Executivo com módulos em outros países melhoram bastante o currículo, entregando um diferencial competitivo para o profissional.

Hoje em dia, o número de cursos de MBA tem crescido muito, o que também aumenta, por consequência, a quantidade de pessoas com essa especialização que se candidatam às vagas nas empresas. Por isso, é importante buscar opções que tenham vantagens em relação às demais, como é o caso do MBA com módulos internacionais. Ter feito um curso assim pode contar pontos positivos e ajudá-lo a conquistar uma promoção no trabalho ou conseguir uma boa recolocação profissional.

4. Maior facilidade e possibilidade de atuar fora do país depois

Durante o tempo passado em outros países, que varia de poucas semanas a meses, o profissional adquire experiências internacionais e consegue compreender como funciona o mercado dessas regiões. Futuramente, já de posse desse conhecimento, ele pode buscar uma vaga profissional, sócios para um empreendimento ou pode expandir seus negócios (caso tenha ou gerencie uma empresa) para essas localidades.

5. Diversificação do network

Nos módulos internacionais, é possível realizar muitos contatos tanto com colegas brasileiros quanto com profissionais de uma ou mais localidades do exterior, expandindo seu network. Isso pode ser muito benéfico para quem deseja trabalhar fora ou, como mencionado acima, conseguir sócios (ou colaboradores) para abrir um negócio em outro país.

6. Desenvolvimento de visão global

Algo muito importante nos dias de hoje é a capacidade de ter visão global para os negócios, podendo entender melhor e atuar de forma otimizada na chamada globalização.

Esse tipo de atributo pode ser adquirido nas viagens internacionais e vivências em outros países, o que poderá colocar o profissional em destaque na hora de buscar trabalho em empresas multinacionais e transnacionais, que possuem filiais e sede em diferentes lugares.

Mas, ao contrário dos MBAs feitos totalmente fora do país, um que realize parte do curso no Brasil evita que o profissional tenha uma percepção deficiente ou insuficiente do mercado local, proporcionando a ele uma verdadeira visão global. 

7. Interação com profissionais renomados de outros países

Uma grande vantagem que o MBA Executivo com módulos internacionais possui é a de juntar profissionais com bagagens distintas de diferentes países. Além disso, algumas instituições de ensino até mesmo contratam os serviços de pessoas renomadas em seus campos de atuação em seus países, ou no mundo todo, para darem palestras, aulas, orientações etc.

Tal prática permite que os profissionais brasileiros ampliem seus conhecimentos com os mais destacados gestores, empreendedores, estudiosos e pesquisadores que atuam no ramo corporativo.

8. Prática de outro idioma

Outro benefício é a possibilidade de praticar um ou mais idiomas nos países em que os módulos forem realizados, permitindo aos estudantes melhorarem o domínio que possuem dessas línguas e, consequentemente, otimizarem seus currículos.

Por fim, vale mencionar que um MBA Executivo com módulos internacionais também agrega as vantagens dos cursos nacionais, como idioma, proximidade, contextualização dos conhecimentos para o mercado brasileiro e uma série de pontos que só um curso assim entrega.

Pelos benefícios citados acima, já dá para perceber como um programa de ensino assim pode não só melhorar o currículo, como também impulsionar a carreira e promover melhorias na compreensão organizacional dos profissionais.

Sabendo que hoje em dia os cargos executivos têm grande necessidade dos ensinamentos ministrados em MBAs, fazer um curso que possibilite a aquisição de experiências internacionais pode trazer vantagens para aqueles que desejam tais postos em corporações internacionais.

Além de um MBA Executivo Internacional, todo gestor que quer se destacar deve também ter uma visão para inovação. Quer saber como desenvolver a sua? Então baixe nosso e-book “Inovação Empresarial” voltado para gestores!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"