Você sabe quais são os critérios para uma promoção no trabalho?

Quem não quer conseguir uma promoção no trabalho? Profissionais de diferentes gerações têm comportamentos distintos na forma como lidam com a empresa, mas certamente todos eles ficam muito felizes quando conseguem crescer profissionalmente por meio de seus resultados e qualidades. Reconhecimento faz muito bem para a motivação.

Avaliação de desempenho

Atualmente, as empresas têm se baseado nos critérios de avaliação de desempenho com base nas competências de cada colaborador.

As competências são divididas em três grupos:

  • conhecimento: está ligado ao ato de conhecer as tarefas existentes na empresa;
  • habilidade: o conceito de habilidade diz respeito a saber como executar a sua tarefa de acordo com as regras definidas pela empresa;
  • atitude: a atitude está diretamente ligada à motivação. Não basta conhecer a tarefa e saber como fazê-la. É preciso ter vontade de realizá-la, apresentando resultados satisfatórios.

A forma de avaliação das competências varia muito de empresa para empresa, mas uma das maneiras mais eficazes é a avaliação 360°. Esse método vem se popularizando entre os setores de Recursos Humanos, que têm trabalhado na sua implementação nas empresas em que atuam.

Na avaliação 360°, é estabelecido um ciclo avaliativo que envolve todos os atores do processo. Assim, os funcionários avaliam seus superiores e seus pares, sendo também avaliados por eles. A metodologia determina uma escala de pontuações em critérios previamente definidos pela empresa, e gera um relatório final. Com base nesse relatório, os gestores devem montar feedbacks para seus funcionários, com foco nos pontos fortes destacados e também nos pontos fracos que foram apontados na avaliação 360°.

O ciclo continua com atividades pontuais estabelecidas pelos gestores, para aprimorar as questões apontadas como pontos fracos, que precisarão ser trabalhadas pelos funcionários avaliados. Todo o trabalho dura exatamente um ano, quando ocorre uma nova rodada de avaliações.

Os critérios para promoção no trabalho

O resultado final do processo de avaliação pode ser uma promoção tanto horizontal quanto vertical. Afinal de contas, por melhor que seja receber elogios do gestor, o que o profissional deseja mesmo é crescer na carreira.

Veja, abaixo, algumas qualidades que você deve reunir para conseguir a tão sonhada promoção no trabalho:

Nível de especialização

Por melhor que seja o trabalho realizado por você na empresa, os gestores também valorizam o nível de especialização profissional. Se você estiver disputando uma vaga contra um colega que possui um MBA, por exemplo, certamente ele levará vantagem.

Se você ainda não tem uma especialização, saiba que o nível de exigência vem subindo muito. Hoje em dia, a pós-graduação já não é mais considerada diferencial. Ela está no nível básico de exigência, ou seja, todo o profissional deve ser pós-graduado. Além dos MBAs, especializações como mestrados e doutorados têm sido muito valorizados.

Tempo de Empresa

A atual geração de profissionais tem como hábito pular de empresa para empresa, sempre em busca de novos desafios. Mas cargos de liderança, mais ligados às questões estratégicas da organização, pedem profissionais com um bom conhecimento dos negócios e que tenham passado por diversas áreas da instituição.

Por isso, não pense que mudar de emprego a todo o momento vai ajudá-lo a crescer na carreira. Encontre uma empresa na qual você se sinta à vontade, que proporcione bons desafios e motivação para permanecer nela por muito tempo.

Proatividade

Um profissional proativo é aquele que não fica esperando as ordens do seu gestor para agir. Essa é uma característica muito valorizada pelas empresas nos dias atuais. Há pouco espaço para aqueles profissionais sem iniciativa, que precisavam de comandos de superiores para realizar o trabalho.

Os profissionais dos dias de hoje têm muita segurança e confiança em suas atitudes, e não têm medo de iniciar um trabalho. Além disso, eles precisam entregar a tarefa ou o projeto de maneira completa, satisfatória e com resultados positivos. É muito ruim quando o gestor precisa ficar o tempo todo empurrando o profissional.

São essas pessoas proativas que conseguem se destacar e galgar posições importantes nas empresas.

Produtividade

Atualmente, a produtividade de todos os colaboradores está ligada aos números. As empresas de hoje em dia trabalham com metas audaciosas, e quem consegue atingi-las certamente terá o reconhecimento que merece.

No passado, era muito comum que as empresas tivessem aquela parcela de colaboradores que pareciam trabalhar muito, mas que entregavam pouco na prática. Não existiam ferramentas de mensuração de resultados adequadas e, por isso, era fácil se passar por produtivo.

Hoje em dia, mesmo as áreas com trabalhos que geram resultados mais subjetivos, como Comunicação ou Recursos Humanos, são passíveis de mensuração por meio de números. Metodologias como o BSC (Balanced Score Card) tornaram o trabalho das áreas mais mensurável e produtivo; consequentemente, geraram maiores chances de crescimento para os profissionais que atingem os melhores resultados.

Capacidade de gestão

Um dos grandes objetivos dos profissionais, em termos de promoção, são os cargos de liderança. Para se tornar um bom líder, é preciso demonstrar uma excelente capacidade de gestão, tanto de pessoas, quanto de processos e projetos.

Em geral, as lideranças surgem naturalmente nas organizações. Pessoas com esse perfil são facilmente identificáveis, pois geralmente tomam a frente em projetos e atividades, demonstram grande capacidade de orientação e puxam os outros colaboradores com eles.

Verifique o seu comportamento em uma reunião e veja se você tem esse perfil. Nessas situações, como você se porta? Espera que as soluções apareçam, ou é vai em busca de resolver os problemas?

Alinhamento estratégico

Profissionais aptos a serem promovidos demonstram grande capacidade de compreensão da estratégia da organização e comprometimento para atingir os objetivos. Se você está alheio ao planejamento da sua empresa e não direciona seus esforços para que a instituição cresça, dificilmente será lembrado na hora de uma promoção.

Nesse sentido, ainda há a importância da identificação com os valores da organização. Se você não gosta da empresa, talvez o melhor caminho para a sua promoção seja procurar uma instituição na qual você acredite e se sinta motivado a cumprir suas metas.

E aí, preparado para cumprir os desafios? Se você desenvolver as competências listadas, certamente estará apto para conseguir a tão sonhada promoção no trabalho. Aproveite e veja quais são as 7 características profissionais mais procuradas pelas empresas. Boa leitura! 

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